ALMAR – Poesia e Ensaio em festa lusitana

(Livro de Rubenio Marcelo & Ana Maria Bernardelli lançado com sucesso no Sesc Teatro Prosa)

Capa do livro do “ALMAR – Poemas Lusitanos de Rubenio Marcelo Na Ótica Ensaística de Ana Maria Bernardelli

A noite de 8 de outubro de 2024 revestiu-se de grande expectativa para o lançamento do livro “ALMAR – Poemas Lusitanos de Rubenio Marcelo Na Ótica Ensaística de Ana Maria Bernardelli”. O evento, com apoio cultural da Fecomércio MS e Sesc MS, foi realizado no charmoso Teatro Sesc Prosa de Campo Grande, e coroado de êxito, com a presença de autoridades, familiares e grande número de amigos dos autores que lotaram o auditório. O livro, editado pela Life Editora, possui Apresentação de Olga Maria Castrillon-Mendes, Prefácio de Raquel Naveira, e nos encanta desde o título pelo neologismo que nos instiga a desvendar, tanto os anseios da alma quanto os mistérios do mar. Escrito por dois ícones da literatura sul-mato-grossense, Rubenio Marcelo e Ana Maria Bernardelli, Almar apresenta uma dinâmica surpreendente que cria um diálogo literário profundo e envolvente.

Iniciada a cerimônia, o Conjunto Musical Fado Novo de MS (composto pelos músicos Marcelo Fernandes, Ana Gaborim, Luciana Fischer, Joel Mendes e Luiz Sayd) encantou o público presente com uma primorosa seleção de fados, numa lídima noite portuguesa em Campo Grande. Entre fados tradicionais e modinhas fadistas, o Conjunto apresentou as composições inéditas: “Vinho e Poema no Porto”, “Ah, um Fado”, “Pelos Becos de Alfama”, “Ser Sonhador” e “Fado para Isadora”, essas, com letras de Rubenio Marcelo, música de Marcelo Fernandes, e voz/interpretação de Luciana Fischer.  As vozes potentes (e suaves) das cantoras Luciana Fischer e Ana Gaborim transportaram a todos às terras de Portugal, enquanto os acordes dos violões e da guitarra portuguesa preenchiam o espaço com uma nostalgia vibrante e envolvente. O fado refletia os sentimentos dos poemas e ensaios celebrados no livro Almar. A cada apresentação via-se nos olhares e sentia-se no calor dos aplausos a alegria de sorver a essência musical que emanava do outro lado do mar e, (en)levado pela harmonia, o público lavou a alma no mar dos sons lusitanos.

Após as apresentações musicais, os autores se dirigiram ao palco e teceram agradecimentos, compartilhando suas inspirações e o processo criativo da obra “Almar”, gerando perfeita conexão com o público presente. Para encerrar a cerimônia, Rubenio Marcelo procedeu à leitura de um dos seus poemas do livro: “Do Tejo a um Porto Seguro descoberto na memória”, cujos versos acenderam a emoção dos presentes, sobretudo dos que possuem raízes portuguesas.

Almar nasceu de uma feliz ideia e profícua parceria. A união de dois expoentes da literatura sul-mato-grossense em um único livro é um presente ao leitor que, nesta obra, tem a oportunidade de passear pelas vias portuguesas – nos poemas de Rubenio Marcelo – com o luxo e a segurança de estar acompanhado pela ensaísta Ana Maria Bernardelli, importante guia literária da atualidade. Ana Maria conhece com profundidade as sendas poéticas que se delineiam em cada poema e, com sabedoria, expõe ao leitor todos os detalhes que compõem as paisagens. “Almar” é uma viagem por dentro da história, da cultura, das artes, dos sonhos, dos mosteiros, dos castelos… uma viagem através do mar, pelo azul longínquo, sob o voo de gaivotas que brincam na lente dos telescópios.

Após a cerimônia, o público se dirigiu ao espaço contíguo onde ocorreu a sessão de autógrafos, sendo recepcionado com um fino coquetel. Neste espaço de confraternização, amigos se reencontraram e os registros marcaram a celebração da arte e amizade, deixando uma sensação de calor no coração. “Almar” não é apenas um livro de poemas e ensaios, mas um momento especial na memória coletiva de quem o viveu. Parabéns aos autores Rubenio Marcelo & Ana Maria Bernardelli!

(à frente): Rubenio Marcelo & Ana Bernardelli – com Conjunto Fado Novo de MS

__________________________________________________________

* Ileides Muller é poeta, professora, escritora e advogada. Cursou Pedagogia, pós-graduação em Metodologia do Ensino. É a titular da Cadeira nº 40 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, possui vários livros publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo