Estudantes do Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) venceram a Maratona de Negócios Sociais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), realizada entre os dias 7 e 10 de outubro, em Campo Grande.
Reginaldo Diamante Pereira e Antônio Pereira da Cruz concorreram com outros 37 projetos, e ficaram em primeiro lugar entre os oito finalistas da competição.
Os alunos do curso técnico integrado em Metalurgia apresentaram o projeto Taboa’s Filter, um equipamento produzido a partir da sílica da planta Taboa para filtrar a água que sai da caixa d’água para as torneiras. De baixo custo, o filtro foi criado para atender populações ribeirinhas e comunidades indígenas, garantindo que todas as torneiras das residências tenham água filtrada.
Com a vitória, a ideia chamou a atenção de empresas interessadas em patrocinar o desenvolvimento. “Temos investidores interessados no projeto, mas ainda não temos nada oficializado. As negociações estão em andamento”, apontou o professor João Batista, orientador do projeto na competição.
Segundo a professora Samara Valcacer, orientadora no desenvolvimento do projeto, ainda é necessário fazer algumas melhorias. “É uma ideia que estamos desenvolvendo, e o Sebrae vai nos dar suporte para melhorar o produto. Estamos realizando um estudo da água local para definir o tamanho dos poros que o filtro terá, para adequá-lo à necessidade das populações”, explicou.
Em agosto, o campus realizou um encontro com estudantes para fomentar a participação na competição.
Maratona Sebrae – É realizada para apoiar indivíduos e organizações que tenham ideias de negócios sociais.
Os participantes selecionados foram submetidos a um programa intenso, incluindo módulos de capacitação, consultoria de especialistas e mentoria de empreendedores sociais experientes.
Os ganhadores receberam prêmios como participação em cursos de empreendedorismo e gestão de negócios, consultoria de marketing, vendas, finanças, operações e recursos humanos para implementação dos negócios criados.