Uma anta com problemas de visão foi resgatada na manhã de terça-feira (04) em uma fazenda de São Gabriel do Oeste, a 141 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, e encaminhada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da capital.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o animal silvestre é macho, estava bem nutrido, apesar da cegueira, e apresentava ferimentos leves, provavelmente provenientes da colisão com árvores e arbustos.
Um pré-exame feito por veterinários no animal silvestre mostra a deficiência visual pode ter sido causada por um quadro grave de diabetes e, consequentemente, em decorrência de uma catarata.
Segundo a PMA/MS, o animal silvestre foi localizado próximo a fazenda pelo dono da propriedade rural. Ele percebeu que a anta estava batendo contra as árvores e construções de alvenaria, e imediatamente acionou a Polícia Militar Ambiental.
Uma equipe da PMA foi até o local e capturou o animal, que foi transportado para o CRAS em Campo Grande. A anta foi avaliada pelo médico veterinário Lucas Cazatti, que constatou que ela estava bem nutrida e se alimentando bem.
Outros exames serão realizados no animal para identificar com mais certeza as causas da deficiência visual e, para um possível tratamento que possa resolver o problema de visão.
O objetivo do CRAS, segundo Lucas Cazatti, é recuperar totalmente o animal e reintroduzi-lo novamente em seu habitat natural.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS