A Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul aprovou hoje (2) em 1ª votação, o projeto de lei de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que institui o “Dia da Comunidade Nordestina no Estado do MS”, como forma de homenagear o povo nordestino que vive no Estado. Pela proposta, a data deverá ser incluída no Calendário Cívico e Cultural do Estado a ser comemorado, anualmente, no dia 13 de junho.
O autor do projeto ressaltou a importância da comunidade nordestina para o desenvolvimento do Estado. “Temos a presença marcante desses migrantes em vários municípios de Mato Grosso do Sul, especialmente em Coxim e na região da Grande Dourados, onde a influência de sua cultura é forte na constituição das cidades, como exemplo, a Praça dos Nordestinos e o Centro de Tradições Nordestinas Padre Cícero, além da música e da culinária que são referenciadas em feiras livres e eventos promovidos pelo Centro de Tradições”, explicou.
Ao defender a aprovação do seu projeto, Amarildo Cruz parafraseou o cantor Baiano Gilberto Gil: “Como já dizia Gilberto Gil em uma de suas canções, ‘A Bahia já me deu régua e compasso’, mas na verdade foi o povo nordestino que nos deu régua e compasso, com toda sua riqueza cultural”, falou.
A proposta precisa ser aprovada em 2ª votação e só então, passar pela sanção do Executivo.