“A Famasul – Federação da Agricultura de Pecuária de MS é uma grande parceira porque tem a informação do que é necessário para melhorar na agropecuária e a Universidade tem o papel de ajudar a encontrar soluções para o setor”, pontuou o reitor da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Turini, durante a cerimônia de posse da nova reitoria da instituição, realizada na última terça-feira (08), no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande/MS.
O presidente do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou da solenidade de posse. A cerimônia contou também com a participação do governador do estado, Reinaldo Azambuja, além de autoridades acadêmicas, políticas, representantes do setor rural, pesquisadores e estudantes.
No evento, o reitor destacou a importância da interação entre o setor produtivo e a comunidade acadêmica. “A aproximação é fundamental, considerando a geração de conhecimento proveniente da universidade e a tomada de decisões nas empresas e indústrias”, pontuou.
Mauricio Saito, que compôs a mesa de autoridades, comenta a relevância do interesse do reitor em viabilizar parcerias e projetos entre a instituição de ensino e o Sistema Famasul. “A aproximação das atividades e iniciativas voltadas ao homem do campo, desenvolvidas pela nossa instituição, com os cursos e pesquisas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul reflete os pilares da nossa gestão, que é o compartilhamento do conhecimento e a parceria com a comunidade científica. Marcelo Turine tem um reconhecido trabalho na academia que, certamente, muito irá contribuir com a sociedade, no novo cargo”.
O mandato do novo reitor será de quatro anos.
Marcelo Augusto Santos Turine
Além de educador e cientista, Marcelo Turine tem atuado nos últimos anos em gestão de pesquisa, extensão, desenvolvimento e inovação nas áreas de administração pública, agronegócio e gestão pública. Turine possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista – IBILCE/UNESP (1991), mestrado em Inteligência Artificial pelo ICMC/USP São Carlos (1994), doutorado em Engenharia de Software pelo IFSC/USP São Carlos (1998) e pós-doutorado em Políticas Públicas pela PUC-SP (2000-2002).
É membro do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE-MS (desde janeiro de 2008). Foi diretor científico da Fundação Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) no período de 2008 a 2010. Desde 2011 é diretor presidente da Fundect. Em parceria com várias universidades públicas brasileiras criou a plataforma SIGProj (http://sigproj.mec.gov.br/).
Com diversas FAPs do Brasil desenvolveu a plataforma SIGFAP (Sistema de Informação e Gestão de Projetos das FAPs). Em parceria com a Embrapa Gado de Corte (CNPGC) criou o software e-SAPI:bovis para rastreabilidade bovina e pecuária de precisão. Com a PUC/SP criou o SIGS (Sistema de Informação e Gestão de Programas Sociais – http://sigs.ledes.net). Tem experiência nas áreas de Engenharia Web, Reusabilidade e Componentes de Software, além de conhecimentos sobre modelos de gestão e inovação vinculados à política pública de CT&I do Brasil.