Uma Arara-Canindé (ara-ararauna) foi encontrada na tarde deste domingo (19) em um terreno baldio, em um dos bairros de Nioaque, a 181 km de distância de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O animal foi resgatado e encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar Ambiental (PMA), o animal foi localizado após a corporação ter recebido denúncias de moradores da cidade.
Acredita-se que o animal tenha sido abandonado, porque a pessoa que capturou a arara ficou com receio de ser descoberta, já que o animal produz sons altos e estridentes, característicos das araras.
A Arara-Canindé foi encontrada sem as penas, mas em bom estado de saúde. O animal foi resgatado, examinado por um veterinário e levado para o CRAS, em Campo Grande.
Veterinários, biólogos e zootecnistas do CRAS estão examinando o animal para decidir se ele pode retornar ao seu habitat natural.
As Polícias Civil e Militar Ambiental estão investigando o caso e se encontrarem o autor da captura do animal e, posterior abandono, ele responderá por crime ambiental, podendo inclusive ser condenado a prisão.
Outra possibilidade para o abandono da Arara-Canindé, pode ter sido por causa da perda das penas, que pode ter sido causada pelo próprio animal, que estressado pelo cativeiro, arrancou as penas com o próprio bico.
Em nota distribuída à imprensa, a PMA/MS informou que capturar, comercializar, manter em cativeiro ou maus-tratos a animais silvestres é crime, podendo o autor ser multado em R$ 5.000 por animal e, se condenado, cumprir uma pena de 6 meses a 1 ano de prisão.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS