Famoso por seus filmes de ação e pela atuação como governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger também tem um gosto peculiar por automóveis. Alguns parecem cair como uma luva nele, caso das conhecidas paixões pelo Mercedes-Benz Classe G e pelos Hummer. Mas há espaço para veículos verdes e até mesmo um tanque de guerra. Conheça a história do astro com os carros.
Apaixonado por tanques desde criança
O gosto por tanques veio da infância. Quando ele nasceu em 1947, pouco mais de dois anos haviam passado desde que a Segunda Guerra Mundial havia acabado na Europa. As forças aliadas ainda ocupavam a Áustria e o exército de ocupação buscava ser simpático para conquistar os cidadãos locais. As tripulações dos tanques não eram diferentes. Eles distribuíram chocolates para as crianças e ganharam a confiança do pequeno Arnold.
Schwarzenegger conseguiu consumar a paixão apenas aos 18 anos, quando se alistou no exército austríaco para pilotar tanques. Na sua biografia Total Recall, escrita em conjunto com Peter Petre, Arnold dedica um capítulo inteiro ao seu relacionamento com o tanque M47 Patton e suas desventuras.
“Era um exercício noturno de 12 horas, das seis da noite até seis da manhã. Eram duas horas da manhã e a companhia havia assumido uma posição no topo da colina, somente quando todos pararam para comerem algo. Os comandantes dos tanques receberam a ordem de reportarem para um briefing. Eu estava no rádio brincando com um amigo que havia acabado de receber uma versão mais nova do tanque, o M60, movida a diesel. Ele cometeu o erro de me provocar falando que o tanque dele era mais rápido que o meu. Finalmente, eu desafiei ele a provar isso e nós arrancamos ladeira abaixo”.
O ator diz que logo começou a ouvir gritos que sobressaíram em meio ao ruído brutal dos tanques. Pessoas gritavam para ele diminuir a velocidade, que foi além dos 60 km/h, bem acima da velocidade máxima prevista para os dois tanques. Ele afirma que pensou que os apelos eram apenas uma tática do rival e ignorou solenemente os apelos.
O recruta Schwarzenegger foi colocar a cabeça para fora apenas ao estancar o veículo de guerra. Aí que ele viu que havia um recruta se segurando ao tanque, o único que conseguiu ficar em cima daquele touro mecânico. Os 15 demais haviam ficado pelo caminho, atirados a cada solavanco e árvore derrubada. O jeito foi subir a ribanceira a velocidade baixa e iluminar bem o caminho para encontrar um a um.
Arnold triunfou sobre o rival, seu M47 tinha o antigo motor Continental AV1790 de 29.4 litros (!) a gasolina de 850 cv, contra os 750 cv da unidade convertida a diesel do M60 do seu colega. Quando eles voltaram, os oficiais também estavam retornando na hora e o puniram, o obrigando a passar por baixo do tanque, subir em cima dele e repetir o ciclo por 50 vezes.
Nem sempre ele escapou sem provocar danos sérios. Em outra ocasião, Arnold estava na oficina do quartel e precisava fazer um serviço em seu M47 Patton. O recruta entrou na escotilha do piloto e baixou o banco, perdendo completamente a visão externa. Ele ligou o tanque. Enquanto revisava todos os sistemas, ele não notou que engatou a marcha-ré sem querer e acabou prensando a parede do recinto, rompendo os encanamentos e quase derrubando o prédio.
Fortões como ele
Após dar baixa da caserna precocemente, Schwarzenegger se dedicou totalmente ao fisiculturismo e ampliou consideravelmente o seu físico. Com 1,88 metro e mais de 110 kg em condições de competição, o astro ganhou três vezes o prêmio de Mister Universo e sete vezes o Mister Olympia. Ele até virou uma das melhores coberturas para limpadores de para-brisa traseiros graças ao seu muque.
O início no cinema foi no final da década de 1970, mas foi somente no início dos anos 1980 em que Arnold se tornou uma estrela universal. Ele se tornou um comprador compulsivo de carros. As suas fotos mais antigas o mostram ao lado de um Mercedes-Benz Classe S e um raro Cadillac Eldorado de 1952.
Ambos estão entre os maiores modelos de seus fabricantes. Com o seu físico, o austríaco não entraria em qualquer carro. Isso virou piadas em filmes como em Comando para Matar (1985), onde ele arranca o banco para entrar em um roadster Sunbeam Alpine, e também Os Mercenários 2 (2012), onde a porta de um subcompacto smart fortwo é igualmente arrancada para ele entrar. Por isso mesmo, ele deu preferência a carros tão brutos quanto ele. Arnold foi o primeiro comprador civil do Hummer H1 e tornou-se um embaixador da marca, até então conhecida pelos Humvees fabricados para o Exército americano.
Claro que outros fabricantes também quiseram associar a imagem de seus carros. A Mercedes-Benz foi uma das mais bem-sucedidas e aproveitou o fato do Classe G também ter nascido em Graz, pertinho da aldeia de Thal, onde Arnold nasceu em 1947. A marca alemã chamou o ator para ser a grande atração do lançamento da segunda geração do Classe G no início do ano.
Entre seus modelos mais mimosos, poucos eram tão voltados ao offroad quanto um Unimog U1300 1977, anunciado várias vezes no ebay por preços acima de R$ 1,3 milhão, uma prova que tentaram dar uma especulada em cima do nome do astro. O carro contava com motor turbodiesel 6.4 de 315 cv e um pacote offroad de primeira, além da assinatura de Schwarzenegger no painel.
Outros utilitários que passaram pela sua garagem também pararam no mercado de usados. Um dos mais curiosos foi o Jeep Grand Wagoneer 1984 customizado pela West Coast Customs com motor 6.4 Duramax turbodiesel de 550 cv. Rebatizado como Governator (sempre a mesma brincadeira com o filme Terminator), o SUV foi oferecido por US$ 55 mil, baratinho perto do Unimog.
Na sua garagem, até os veículos menores são superlativos em algo, caso do seu Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse, vendido no início do ano por US$ 2,5 milhões, o equivalente a R$ 9,7 milhões. O superesportivo tem motor 8.0 de 1.200 cv e vai de zero a 100 km/h em 2,6 segundos e chega aos 410 km/h.
Outros carros também foram flagrados por paparunazzis na Califórnia. Há de tudo, desde conversíveis potentes como o Bentley Continental GTC, o Mercedes-Benz SLS e o Porsche 911 Turbo S até veículos artesanais como o Excalibur, modelo com desenho retrô que imita o Mercedes-Benz SSK dos anos 20 e conta com motor V8 Corvette.
Com tantos carros chamativos, não poderia faltar espaço para as motos em sua coleção. Seria difícil imaginar Arnold pilotando uma moto que não fosse uma grande estradeira e os flagras parecem comprovar essa predileção. Embora já tenha sido fotografado e filmado pilotando uma Indian, o ator já posou e foi visto muitas vezes com várias Harley-Davidson Fat Boy. Não por acaso, a Harley que ele usou em Exterminador do Futuro 2 (1991).
Sua fase verde (mas nem tanto)
A consciência ambiental de Arnold ficou obrigatoriamente mais aguda depois que ele se tornou governador da Califórnia durante dois mandatos seguidos (entre 2003 e 2011). Foi nessa época que ele se tornou garoto propaganda de carros mais verdes, algo que combina perfeitamente com o ambiente automotivo mais ecológico do estado. Republicano moderado, Schwarzenegger andou durante um bom tempo com um BMW Série 7 e um Hummer H2 movidos a hidrogênio, ambos veículos experimentais cedidos pelo seus fabricantes.
Até mesmo a garagem particular ficou um pouco mais verde. O próprio Jeep Governator já chegou convertido ao biodiesel, mesmo destino de um dos Hummers H1. Outro H1 se tornou elétrico pelas mãos da companhia austríaca Kreisel. O mesmo pequeno fabricante também converteu um Classe G de primeira geração para ele e Arnold levou o grandalhão para o seu amigo (e colecionador/apresentador) Jay Leno conhecer o Mercedes. Dê uma olhada no vídeo abaixo.
Porém, seu carinho pelos veículos militares continuou. Além de ter um caminhão Dodge M37, ele também tem aquele mesmo tanque Patton com o qual tentou destruir um prédio e matar sua companhia no Exército. Após conferir os números e checar se era o mesmo veículo (e mexer uns pauzinhos na Áustria e no governo americano), Schwarzenegger o comprou por apenas US$ 20 mil (R$ 78 mil em valores convertidos), o trouxe para os Estados Unidos e, depois de expor o tanque em um museu por anos, o pediu de volta para guardar em casa.
E o que ele faz com ele? Ora, destrói de tudo em uma série de vídeos. “É a melhor coisa do mundo”, afirmou sem conter o entusiasmo em uma entrevista com o Jimmy Fallon. Pode ser qualquer coisa, de móveis até uma pobre perua Mercedes-Benz 300 TE. Não precisa sempre ter uma justificativa para tal, pode ser apenas ver como um enorme rolo de plástico bolha vai reagir a um tanque passando em cima dele. Outros objetos foram punidos com uma razão, exemplo de uma cópia do filme Menina de Ouro (2004), destruída porque a obra o fez chorar. Confira no vídeo a seguir. Independentemente do motivo, a destruição é sempre com o propósito de levantar dinheiro para boas causas como programas educacionais. A despeito do seu tamanho, Schwarzenegger nunca vai crescer.