De 4 a 17 de dezembro, Bogotá será palco de um dos maiores eventos de artesanato da América Latina, e o Brasil ocupará um lugar especial como país de honra. Quatro artesãs de Mato Grosso do Sul tiveram peças selecionadas para participar do Expoartesanías 2024.
Com um pavilhão de 285m², serão expostas e comercializadas peças únicas de mais de 75 artesãs brasileiras, conectando tradição e inovação. Com o tema “Um passeio pelo Brasil e suas regiões, tipologias e expressões”, o pavilhão promete encantar com categorias como moda, cerâmica, jóias e decoração, reforçando o impacto econômico e cultural do artesanato brasileiro.
A realização da ação é da APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O PAB faz parte do núcleo gestor de planejamento da ação como parceiro institucional. O Brasil é o país convidado da Expoartesanais ocupando uma área de aproximadamente 300m2 no pavilhão 6. Ao todo foram 79 artesãs selecionadas de todas as regiões do país e serão 240 peças expostas e disponíveis para comercialização. A curadoria é de Roberta Borsoi.
Expoartesanías é a feira de artesanatolatino-americana que procura promover a preservação do artesanato tradicional latino-americano. Nessa ocasião, são exibidos os grandes trabalhos dos artesãos e suas criações, que representam as diversas culturas e tradições das diferentes regiões e países.
De Mato Grosso do Sul, irão participar a artesã Ana Paula Polidório, da Etnia Terena, de Miranda; Elizângela Morais da Silva, da Etnia Kadwéu, de Porto Murtinho; Fabiane Avalhaes Marçal de Brito, de Campo Grande, e Ramona Coimbra Pereira, da Etnia Ofaié, de Brasilândia.
A artesã Fabiane teve a sua peça Onça com filhote na boca, selecionada para participar da feira. “Para mim é gratificante participar, porque sei que foram muitos inscritos e ser escolhida uma peça minha é maravilhoso! Sou artesã há 27 anos, é legado deixado pela minha mãe, e hoje ter essa oportunidade de participar de uma feira na Colômbia é colher frutos do trabalho que minha mãe deixou, fico muito feliz, pois vivo de arte e essa é uma grande oportunidade pra mim”.
A artesã Ramona Coimbra Pereira vai ser representada na Feira com um jogo americano, caminho de mesa e toalha de mesa. “Para nós do povo Ofaié é uma gratidão imensa participar. Mesmo que eu como liderança vice-cacique mulher que representa um grupo de mulheres artesãs indígenas Ofaié não poderei ir mas os nossos artesanatos vão e estamos muito felizes. Espero que os organizadores representem bem o nosso material. São peças manuais e únicas do mundo inteiro somos povos únicos do estado do município e do mundo inteiro. É um orgulho imenso participar de uma feira internacional”.
*Comunicação Setesc