Lá em 2012, quando apareceu no mercado, o HB20 vinha como uma das principais alternativas para o segmento dos hatchs que já haviam se consolidado como líderes no mercado. Antes desta época, era bem difícil vermos algum modelo da marca sul-coreana se situar entre os mais vendidos. Mas hoje em dia a coisa é um pouco diferente. O HB20 já ocupa a sexta posição no ranking nacional, isso de acordo com os dados divulgados pela Fenabrave.
Com o objetivo de comemorar os dois anos (mas significativos) de vida, a montadora anunciou que estaria lançando no mercado o HB20 For You. Este, por sua vez, trata-se de uma edição especial que vem com o já conhecido pacote de série que já constam nas edições limitadas.
Ao dirigir o HB20 For You percebe-se que ele se comporta de uma maneira bem semelhante a versão Comfort Plus. A título de curiosidade, ele é baseado nessa versão, que é cerca de R$ 2.110 mais barata do que a edição comemorativa.
Apesar de contar com a mesma potência do Onix (com 80 cv) e de possuir menos potência do que o Volkswagen Up! (com seus 82 cv), o HB20 se sai melhor do que eles. O principal motivo para isso é devido às retomadas. Vejamos: O Up! para ir de 0 a 100km/h gasta cerca de 14,5 segundos. O HB20 faz esse mesmo percurso em 15,1 segundos. Mas quando observamos as retomadas vamos perceber que o carro da Hyundai se sai melhor. Por exemplo, em uma retomada de 60 a 100 km/h ele faz o percurso em apenas 13,5 segundos, enquanto que o modelo da VW gasta 14 segundos.
Na motorização do HB20 For You vamos encontrar um motor de três cilindros. Ele começa a se comportar bem firme a partir dos 4.500 rpm, hora em que seus 10,2 kgfm de torque já estão disponíveis.
Ainda assim ele já empurra de uma forma satisfatória já acima dos 2.500 giros. Sendo assim, nem sempre será preciso que o condutor reduza a marcha para obter mais fôlego. De fato isso não chega a ser um problema uma vez que temos uma transmissão de cinco velocidades que oferece ao condutor um bom conforto em trocas confortáveis e rápidas de marchas.
Ficha técnica:
- Motor dianteiro, três cilindros em linha, transversal, 12V, flex e de comando duplo.
- Cilindrada de 998 cm³
- Potência 75/80 cv com 6.200 rpm
- Torque: 9,4/10,2 kgfm com 4.500 rpm
Os preços, na época, ficavam entre R$39.990 e R$43.675