As Troianas, peça escrita pelo poeta grego de Eurípides, será encenada nesta sexta-feira (19), às 20h, no Teatro Dom Bosco, pelo grupo teatral da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ‘Senta que o leão é manso’. A história é uma adaptação de Jean Paul Sarte e direção do professor Roberto Figueiredo, coordenador da Área de Cultura e Arte da Católica.
“O texto retrata um pouco da nossa realidade. Todos saem perdendo com as guerras, principalmente as mulheres que perdem maridos, filhos ou mesmo a própria vida. A história traz a consequência das guerras na visão das mulheres”, destaca o diretor da peça.
A releitura da peça, celebra os 35 anos da primeira apresentação pública do grupo de teatro da Universidade. A peça foi apresentada pelo grupo pela primeira vez em 1994 e depois em 2002. “Decidimos fazer a releitura devido a peça ter sido representada em dois momentos muito importantes para o grupo, um deles foi ter ganho todos os prêmios em um festival”, completou.
A trama mostra o que ocorre com as prisioneiras troianas. Após a queda de Troia, as mulheres são escravizadas e aguardam o embarque para os novos destinos. Alguns dos egressos, que atuaram nas primeiras apresentações confirmaram presença.
O grupo é o mais antigo de Mato Grosso do Sul e é formado exclusivamente por acadêmicos. “Isso faz com que o grupo tenha repertório grande e que sempre procure mostrar peças de qualidade para que possam ser discutidas no dia a dia”, conclui Figueiredo.