Sidrolândia (MS) – Para conhecer de perto o trabalho de um grupo de assentados do Estado, que hoje, organizados através de uma associação, conseguem entregar três caminhões carregados de hortifruti na capital, com escala e qualidade, é que o Secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Dr. Fernando Mendes Lamas e o Diretor Presidente da Agraer, Enelvo Felini, foram até Sidrolândia na tarde desta segunda-feira (13).
Com propriedades não muito maiores do que oito hectares cada, um grupo de cerca de oitenta agricultores familiares oriundos da reforma agraria, estão produzindo no Assentamento Eldorado Parte, hortifruti suficiente para carregar três caminhões, todos os dias.
Na propriedade de Dilson Wanderline Lopes, conhecido como ‘Alemão’, que coordena as ações da associação desde o seu início há três anos, Lamas e Felini puderam conferir a boa utilização dos espaços e a forma como o produtor vem trabalhando para dar escala a sua produção.
Segundo Alemão, a associação, que começou com vinte produtores e hoje tem por volta de oitenta, vem tendo problemas para escoar a produção. “Temos proposta de uma grande rede de supermercados de Campo Grande para absorver tudo que produzimos. Temos conseguido dar escala, com qualidade. Temos conseguido ampliar as áreas de cultivo de hortifrúti e inserir cada vez mais produtores no processo, mas, estamos esbarrando na entrega, no escoamento dessa produção toda”. Explicou Alemão, sugestionando a viabilidade de caminhões para ajudar no transporte que já é feito duas vezes por semana por um caminhão da Prefeitura e o restante dos dias com três veículos fretados e pagos pelos próprios produtores. Para ele, o fato de terem que investir cada vez mais no transporte inviabiliza a inserção de agricultores com produções mais tímidas.
Além dos problemas com a logística do processo, Alemão observou ainda que o crescimento da associação tem demandado mais trabalho de seus gestores, que tem sentido a necessidade de auxilio e um trabalho mais intenso das assistências técnicas.
O Secretario de desenvolvimento rural e meio ambiente de Sidrolândia, César Pereira de Queiroz, comentou até onde a Prefeitura consegue chegar com o equipamento que tem, observando que um aumento da demanda em outros assentamentos os fez reduzir o atendimento que prestavam a esse grupo. “Ainda assim, acompanhamos, oferecemos algum suporte em outras demandas, sempre com a preocupação em poder, de alguma forma, fazer mais por este grupo”. Comentou lembrando que encaminhou solicitações a Agraer com intuito de atender especificamente essa demanda. Segundo ele, hoje, seriam necessários três caminhões para atender exclusivamente o grupo e levar toda produção ao seu destino.
Fernando Lamas, que ficou bem impressionado com a forma organizada como trabalham os agricultores associados, se disse sensível as demandas e de pronto estabeleceu com Enelvo algumas investidas que farão junto ao Governo do Estado e instituições, deixando clara a disposição para auxiliar na busca por encontrar soluções para as questões mais urgentes e para abertura de um canal de discussão permanente para planejar o crescimento da associação com a estruturação adequada.
Lamas lembrou que o Governador Reinaldo tem como prioridade os projetos que venham alavancar a produção de hortifrúti no Estado, observando que além das obras estruturantes que Reinaldo tem elencado, trazem benefícios para o produtor ações como a redução do óleo diesel, que já está vigor, e o estudo que estão sendo realizados buscando redução dos custos da energia elétrica.
Para Enelvo, no mesmo ritmo das ações do Governo, de forma organizada e planejada, a Agraer vem sofrendo transformações com foco no crescimento e desenvolvimento dos mais de 70 mil agricultores familiares do Estado.
Enelvo colocou à disposição dos associados, que também estiveram em bom número no encontro, o barracão da Agraer, que funciona dentro do Ceasa, e agora conta com um interlocutor do Governo para auxiliar na comercialização.
Uma visita a propriedade de Alemão encerrou a visita que contou ainda com a presença do Superintendente do Incra, Sidnei Ferreira de Almeida, o Coordenador político da FAF/MS, (Federação da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul) Paulo Cesar, o PC, e membros da equipe de assistência técnica rural, social e ambiental da Associação Crescer.