Atentados deixam ao menos 18 mortos e 19 feridos na Nigéria

Uma série de atentados ocorridos no último sábado (19) na cidade de Gowoza, no Nordeste da Nigéria, deixou ao menos 18 mortos e 19 feridos. Acredita-se que os ataques tenham sido efetuados por membros do Boko Haram, um grupo armado terrorista islâmico.

Soldados nigerianos são vistos montando guarda na fronteira entre a Nigéria e Camarões – Foto: Edwin Kindzeka Moki/AP

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, até o momento nenhum grupo assumiu a autoria dos ataques, porém o modus operandi é muito parecido com os do Grupo Boko Haram.

Um dos ataques ocorreu em uma festa de casamento, e resultou na morte de seis pessoas, tendo outras quatro ficado feridas.

Os atentados ocorreram em cidades próximas a fronteira entre a Nigéria e Camarões, onde o Boko Haram possui uma forte presença. Os autores dos ataques podem ter fugido para o país vizinho.

O primeiro ataque aconteceu no período da tarde, na cidade de Gwoza, no Estado de Borno, durante uma festa de casamento, quando uma mulher carregando um bebê nas costas, detonou explosivos no meio do banquete.

Houve pânico e muitas pessoas saíram correndo.

O porta-voz da polícia do Estado de Borno, Nahum Kenneth Dasso, disse em entrevista coletiva, que a autora do ataque morreu na hora, junto com a criança que carregava nas costas.

Nahum Kenneth Dasso disse ainda, que neste primeiro atentado morreram 18 pessoas, incluindo crianças, mulheres, homens e duas mulheres grávidas. Outras 19 pessoas ficaram gravemente feridas, tendo todas sido socorridas e levadas para hospitais da cidade.

Cerca de 23 pessoas foram retiradas do local em segurança, e aparentemente elas estão bem de saúde.

Logo após o primeiro ataque, outro terrorista suicida se lançou sobre um grupo de pessoas, detonando os explosivos que carregava em uma bolsa. Várias pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

Em outro ataque, um adolescente carregando uma bolsa nas costas se aproximou de um hospital e detonou os explosivos, causando a morte de várias pessoas.

Em outro ataque, três soldados nigerianos foram mortos quando um homem se aproximou de um posto de segurança, detonando os explosivos que trazia atado ao corpo.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo