A nova geração do Fiat Ducato foi lançada em diversos mercados europeus em 2006, mas só agora chega como novidade na linha da empresa no Brasil. O utilitário tem várias mudanças em relação ao modelo anterior, que estava defasado por aqui. A principal delas é a nova versão chassi, que pode ser adaptada para diferentes usos. Os preços partem de R$ 108.500.
São 13 opções de carrocerias diferentes para o novo Ducato: três para carga, duas para ambulância, quatro para passageiros, uma adaptada para cadeirantes, duas destinadas a quem precisa fazer modificações específicas no carro e a nova chassi. Há, ainda a opção Extra Longo, que aumenta o tamanho total do Ducato de 6 metros para 6,35 m.
Além das mudanças no visual, o modelo ganhou atualizações para facilitar o acesso de passageiros, além facilitar a acomodação de cargas. Há, por exemplo, novas guias de deslizamento das portas, novas maçanetas e o piso ficou mais baixo.
Na fita métrica, o Ducato cresceu: ficou de 5 cm a 10 cm mais alto, de 16 cm a 34,5 cm mais comprido e 6 cm mais largo. Já o espaço para cargas aumentou 15%, segundo a Fiat. O peso máximo autorizado chega a 3.750 kg nas versões Multi e Minibus.
O motor é sempre um 2.3 turbodiesel de 130 cv (só 3 cv a mais que o anterior) e 32,7 kgfm (ganho de 0,5 kgfm). O câmbio é manual de seis marchas. Todas as versões são equipadas com freios ABS nas quatro rodas, airbags para motorista e passageiro e assistente de partida em rampa.