Um avião de pequeno porte foi encontrado incendiado na manhã deste sábado (25/08), por volta das 07h35min (horário de Brasília), em um canavial, na zona rural de Barretos, a 437 km de São Paulo, capital do Estado. Não há registro de vítimas.
De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pela Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), a aeronave foi encontrada por funcionários de uma fazenda, que imediatamente acionaram o Corpo de Bombeiros e as Polícias Civil e Militar.
A área onde o avião foi encontrado foi isolada e somente pessoas autorizadas puderam entrar. Os bombeiros conseguiram controlar e apagar totalmente as chamas. Após, eles fizeram o trabalho de rescaldo, com o objetivo de evitar que o fogo surgisse novamente.
Policiais civis e militares informaram que não há relatos de vítimas, e que uma das possibilidades é que o incêndio tenha sido um ato criminoso.
Testemunhas disseram ter visto o avião realizando um pouso forçado, no entanto, o piloto não foi localizado. As autoridades policiais acreditam que ele tenha incendiado o aparelho e fugido do local.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que o avião bimotor foi vendido em agosto de 2017, mas os dados do novo dono não constam no site da Agência.
As terras onde o avião foi encontrado foram arrendadas para uma usina de açúcar, álcool e etanol, que pertence a um grupo multinacional. O nome da empresa, no entanto, não foi divulgado.
Um funcionário da usina, que pediu para não ser identificado, disse que a aeronave não pertence a empresa e não estava realizando nenhum tipo de trabalho agrícola, como pulverização.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado a Força Aérea Brasileira (FAB), ainda não se manifestou sobre o assunto.
Peritos da Polícia Civil estão no local investigando o acidente aéreo. O fogo atingiu apenas a cabine da aeronave, não danificando o tanque de combustível e as asas.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/SP