Um avião caça da Força Aérea Brasileira (FAB) com dois militares a bordo caiu na noite desta terça-feira (05/07) nas proximidades da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os dois tripulantes conseguiram se ejetar e realizar um pouso de paraquedas em segurança.
De acordo com informações do Centro de Comunicação da FAB, as causas do acidente ainda são desconhecidas, mas elas já começaram a ser investigadas.
O avião, modelo F5-FM Tiger, caiu em uma área desabitada pertencente à Base Aérea. O local encontra-se isolado e cercado e a aproximação de qualquer pessoa não autorizada está proibida.
O porta-voz da FAB informou que o voo era de instrução, estando a bordo da aeronave um instrutor (piloto) e um aluno, que conseguiram se ejetar e descer sãos e salvos de paraquedas. Ambos pousaram dentro da própria base e foram resgatados sem ferimentos.
Uma fonte militar, que preferiu não se identificar, disse que aparentemente acredita-se que a aeronave tenha apresentado problemas técnicos, provavelmente no trem de pouso, que não foi acionado durante a aterrissagem.
A queda fez com que a aeronave pegasse fogo, tendo os bombeiros e militares da própria base aérea conseguido controlar a apagar totalmente as chamas.
A Base Aérea Santa Cruz é uma das unidades militares responsáveis pela segurança do espaço aéreo durante as Olimpíadas e as Paralimpíadas que serão realizadas em agosto deste ano no Rio de Janeiro.
Com informações do Centro de Comunicação Social da FAB