Um avião caça da Marinha do Brasil, modelo AF-1B Skyhawk, caiu nesta terça-feira (26/07) no mar na Região de Saquarema, no Rio de Janeiro. O piloto conseguiu se ejetar e também caiu no mar, mas até o momento ele não foi localizado.
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Defesa, o acidente aconteceu quando o piloto do avião participava de um treinamento, juntamente com outra aeronave. O piloto do outro caça conseguiu retornar em segurança a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, de onde ambas as aeronaves haviam decolado.
As causas do acidente aéreo serão investigadas pelas autoridades competentes, tendo o avião caído a cerca de 44 km de distância do litoral.
Equipes de busca e salvamento estão sobrevoando a área para tentar localizar o tripulante. Embarcações da Marinha, da Guarda Costeira e do Corpo de Bombeiros auxiliam nas buscas.
Informações preliminares, ainda não oficialmente confirmadas, revelam que o avião que se acidentou é um caça-bombardeiro A-4 Skyhawk, que no Brasil recebeu a designação AF-1 e AF-1M, na série modernizada pela Embraer.
Esse é o segundo acidente aéreo envolvendo um avião militar em menos de um mês no Rio de Janeiro. No início de julho deste ano, um caça F-5 Tiger, da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu nos arredores da Base Aérea de Santa Cruz. Nesse caso, os dois tripulantes que estavam na aeronave conseguiram se ejetar e pousar em segurança.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Defesa