Um avião de pequeno porte, tipo monomotor, foi perseguido na manhã desta quarta-feira (18) em Santa Cruz do Rio Pardo, no Estado de São Paulo, por caças da Força Aérea Brasileira (FAB). O piloto não obedeceu a ordem para pousar em um aeródromo, e tentou fugir, mas foi interceptado pelos militares da Aeronáutica.
Ao perceber que não conseguiria fugir, o piloto realizou um pouso forçado em uma plantação de soja na zona rural do município e, juntamente com os comparsas, fugiu correndo no meio dos pés de soja. Até o momento nenhum suspeito foi localizado e/ou preso.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM) de São Paulo, na aeronave foram encontrados e apreendidos fardos contendo tabletes de pasta base de cocaína.
As Polícias Civil e Militar, juntamente com agentes da Polícia Federal foram mobilizadas e enviadas para a região. A área onde o avião pousou foi isolada. Ainda não há informações sobre a quantidade de droga que estava sendo transportada na aeronave.
Policiais civis, militares e federais seguem procurando os suspeitos. Eles estão utilizando o Helicóptero Águia, da Base da Polícia Militar de Bauru (SP), além de cães farejadores.
O avião e o entorpecente devem ser levados para a Sede da Polícia Federal (PF) de Marília (SP).
A FAB informou que o avião em questão já estava sendo monitorado pela Força Aérea, por estar com o Certificado de Aeronagebalidade (CA) suspenso. O documento é emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O pouso forçado danificou a aeronave.
Com informações das Assessorias de Comunicação do CGPM/SP e da FAB