Um avião comercial colidiu na última quinta-feira (02) com um bando de gaivotas quando se preparava para decolar, obrigando o piloto a abortar a decolagem. Não houve feridos, porém, os motores ficaram danificados, porque as aves foram sugadas.
De acordo com informações das autoridades locais, o avião já estava levantando voo, e piloto foi obrigado a interromper a decolagem e a voltar para o terminal.
O avião, um Airbus A320-200, da Azores Airlines, decolava do Aeroporto Internacional de Ponta Delgada, nos Açores, com destino a Lisboa, quando as gaivotas surgiram e interromperam a decolagem. Muitas aves morreram na colisão.
Testemunhas disseram que a colisão com as aves ocorreu quando o avião ganhava altitude, tendo o impacto forçado o piloto a declarar emergência quando estava a 750 metros de altura. Ele deu meia-volta e retornou para o aeroporto de origem.
Após o incidente, os pilotos foram realocados para outro voo e seguiram viagem. Eles chegaram a Lisboa com algumas horas de atraso.
A companhia aérea informou que o incidente está sendo classificada como ‘irregularidade operacional’, e que todos os procedimentos de segurança foram seguidos à risca.
Com informações das Agências Brasil e Estado