São Paulo (SP) – O Band-Saracens garantiu neste fim de semana sua classificação antecipada às semifinais do Campeonato Brasileiro de Rugby, o Super 8. Ao vencer o Farrapos, em Bento Gonçalves (RS), por 27 x 10, a equipe do Ibirapuera manteve-se embalada e conseguiu sua oitava vitória seguida na competição. Com o triunfo, mais cinco pontos foram conquistados, garantindo momentaneamente a vice-liderança da primeira fase, com 42 pontos, um a menos do que o líder São José (SP).
O Band-Saracens teve um começo avassalador no estádio da Montanha. Em menos de 20 minutos, três tries anotados pelos atletas Ramiro, Leandro e Gabriel, o segundo deles convertido por Martin, garantiu uma boa vantagem na etapa inicial, 17 x 0. “Começamos o jogo com bastante intensidade e não demoramos a pontuar. Nossa forte pressão defensiva anulava as investidas do adversário, o que nos fazia retomar a posse de bola e capitalizar pontos importantes, sem grandes dificuldades”, relatou Diogo Raucci, o Perica.
Ainda no primeiro tempo, a expulsão do asa Rodrigo, aos 31 minutos, levou preocupação ao Band. Porém, com o cartão amarelo dado ao rival Mauri, ambas equipes encerraram a etapa com 14 jogadores em campo. “Com um a menos no segundo tempo, as ações foram equilibradas. Ainda levávamos uma pequena vantagem, mas sem a contundência dos primeiros 20 minutos de jogo. Tivemos um belo try do Dudu, convertido, faltando 15 minutos para o apito final, e daí em diante não tivemos mais posse de bola”, relembrou Diogo Raucci.
Os donos da casa só pontuariam nos últimos cinco minutos do jogo, quando a partida já estava 27 x 0 para o Band-Saracens, após um penal convertido por Martin. E, com dois tries não convertidos para o Farrapos, o duelo foi encerrado em 27 x 10 para os paulistas. “Levamos um amarelo nesses últimos minutos do jogo. Defender com 13 exigiu enorme esforço, o que nos fez cansar e perder mobilidade. Mas, no fim, saímos vitoriosos e conseguimos garantir uma das quatro vagas na segunda fase do Super 8 de forma antecipada”, concluiu Diogo.
Na última rodada da fase de grupos, o Band-Saracens enfrenta no Vale do Paraíba (SP) o Jacareí, já rebaixado para a divisão de acesso do rugby nacional. A partida será importante para definir os confrontos das semifinais. São José, Curitiba, SPAC ou Desterro podem estar no caminho do Bandeirantes, dependendo dos resultados das outras três partidas.
Sobre o São Paulo Saracens Bandeirantes – A história do Bandeirantes começou bem antes de sua fundação oficial em 1983. Em 1977 jovens jogadores que atuavam nas categorias de base do Colégio São Luis em São Paulo juntaram-se aos amigos que ingressavam na Faculdade Mauá para disputarem o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão na categoria adulto, conquistando o título nacional.
Em março de 1983, um grupo de jogadores, oriundos de diversos colégios e faculdades, decidiu montar um clube legitimamente brasileiro, com a cultura e a administração brasileiras. Assim nasceu o Clube de Rugby Bandeirantes, em homenagem às figuras históricas dos Bandeirantes de São Paulo, que desbravaram o Brasil.
Em 1984, a equipe disputou o acesso no Campeonato Paulista da Segunda Divisão e conquistou o título, subindo para a Primeira Divisão, na qual permanece até hoje. A partir de 1985, conquistou todos os títulos possíveis do rugby brasileiro como quatro campeonatos nacionais (1988, 1995, 2001 e 2009), oito estaduais, Taça Ouro Brasil e Torneio do Mercosul.
O Bandeirantes também disputou vários jogos no exterior, contabilizando mais de 15 excursões por diversos países. A agremiação se destaca também por ter atletas regularmente convocados para a seleção brasileira. Em dezembro de 2013, ao completar 30 anos, realizou um projeto inédito na América do Sul ao oficializar parceria com o Saracens Rugby da Inglaterra, um dos principais clubes da Europa e do mundo, passando a se chamar Band Saracens.
Mais informações no site http://portuguese.saopaulosaracens.com/
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/BandRugby