São Paulo (SP) – Muita festa e muita disputa na Praia de Copacabana. A torcida lotou a quadra, neste domingo (30/04) à noite, no Rio de Janeiro, para acompanhar o torneio por equipes do Follow the Beach, uma das maiores competições de Beach Tennis do mundo. O catarinense André Baran – número 1 do Brasil e quarto do ranking mundial – comemorou o título integrando o Time Mundo na II Lopes Cup, no confronto diante do Time Europa.
Ao lado do parceiro russo Nikita Burmakin, Baran fechou a disputa, com o jogo de duplas masculinas, diante do italiano Michelle Cappelletti, melhor do mundo, e do francês Nicolas Gianotti, terceiro do ranking mundial, jogando pelo Time Europa. Baran e Nikita, com apoio da torcida, marcaram 6/3 e 6/1 para o Time Mundo conquistar o título.
“Hoje (domingo) foi um dia perfeito. Apesar do placar, tivemos um jogo duro, muitos 40 iguais. Eu e o Nikita estamos mais entrosados e, em alto nível, isso faz diferença, diante de uma dupla rival que nunca tinha jogado junta”, comemorou Baran, que tem o patrocínio da Havan, Praia Clube, Azambuja Mais, Qualicoco, Alto Giro, Herbalife, Grupo Urca e Ultragrip.
A vitória sobre a Europa na Lopes Cup veio no saldo de games, já que o Time Mundo havia perdido as duas primeiras partidas, nas duplas mistas e nas duplas femininas. O último jogo, de Baran e Nikita diante de Cappelletti e Gianotti tinha peso maior na pontuação geral e o Time Europa precisava marcar seis games para comemorar o título. Mas Baran e Nikita entraram com tudo e usaram toda a confiança da dupla que já foi campeã duas vezes este ano para vencer em Copacabana.
O Time Mundo contou ainda com o brasileiro João Wiesinger (21º do mundo), as brasileiras Rafaella Miiller (número 1 do Brasil e quinta no ranking mundial) e Sophia Chow (oitava do mundo) e a venezuela Patty Dias (sexta no ranking).
Foi a primeira conquista do Time Mundo na competição. Na primeira edição, no ano passado em Itu (SP), vitória dos europeus. O troféu da Lopes Cup é dedicado ao padrinho do Beach Tennis brasileiro, o carioca Antonio Lopes, maior incentivador do esporte no Brasil.
Decisão no individual – Já nesta segunda-feira (1º) será decidido o título do Follow the Beach Open Single, com a presença dos principais jogadores do ranking mundial, definindo o campeão individual em Copacabana. Na primeira rodada, no domingo, Baran derrotou o francês Theo Irigaray, número nove do mundo, por 4/2, 2/4 e 10-5. E nas quartas de final enfrenta o italiano Luca Cramarossa. Na sequência, os vencedores disputam as semifinais. A final masculina será a partir das 20h na quadra central, com transmissão do Sportv 3. O campeão levará R$ 60 mil para casa. Com uma premiação total de R$ 400 mil, o Follow the Beach Copacabana reúne representantes de 12 países.