Uma jovem de 17 anos, cuja identidade está sendo mantida em sigilo, abandonou na manhã de terça-feira (25), o próprio filho recém-nascido em um terreno baldio em Aparecida do Taboado, a 449 km de distância de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Delegacia de Polícia Civil de Aparecida do Taboado (MS) – Foto: Divulgação
A criança foi encontrada por populares, que imediatamente acionaram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que fizeram o resgate, levando-a para um hospital da cidade.
A jovem foi identificada pela polícia e temporariamente detida. Ela disse se arrepender de ter abandonado o próprio filho, e afirmou não saber da gravidez.
Chorando, a jovem disse ainda que a criança não é filha do atual companheiro, e que a abandonou por temer a reação dele.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), a jovem abandonou a criança no terreno baldio, e telefonou para o Corpo de Bombeiros, afirmando ter encontrado um recém-nascido em um terreno baldio.
Ela esperou a chegada dos bombeiros e entregou a criança. As Polícias Civil e Militar foram acionadas e enviaram equipes para o local.
Durante o depoimento informal, a jovem entrou em contradição, levantando suspeitas nos policiais. Ela então resolveu contar a verdade, dizendo que o filho era dela e que teria abandonado a criança. Porém ela não teria deixado a criança largada no terreno. Esperou os bombeiros para entrega-la.
Diante dos fatos, os policiais detiveram a jovem e a levaram, junto com a mãe dela, para a Delegacia de Polícia Civil de Aparecida do Taboado, onde todas as providências cabíveis foram tomadas.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Vítor Giacomini, a jovem e sua mãe prestaram depoimento e foram liberadas. Foi instaurado um auto de ato infracional para apurar a conduta da jovem, já que ela é menor de idade. Ela poderá responder por ato infracional análogo ao crime de abandono de incapaz.
Segundo informações dos bombeiros, o bebê foi levado para o hospital e permanece internado. Assim que receber alta, será encaminhado para um abrigo público.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/MS