Os quatro participantes da missão Polaris Down, da empresa SpaceX, entre eles o bilionário americano Jared Isaacman, de 41 anos, retornaram do espaço à Terra neste domingo (15).
A missão de cinco dias, financiada por Isaacman, possibilitou a primeira caminhada espacial usando equipamentos privados e comerciais na história. Com trajes espaciais, tanto o bilionário como a engenheira Sarah Gillis, da SpaceX, flutuaram no espaço.
Os outros dois participantes da missão foram Anna Menin (também engenheira da empresa) e um amigo de Isaacman, Scott Poteet. A espaçonave orbitou mais alto que a Estação Espacial Internacional e o Telescópio Espacial Hubble.
A missão foi considerada positiva. Novos trajes espaciais da SpaceX foram testados de forma bem-sucedida. Outro objetivo dela foi enviar mensagens à Terra utilizando a nova tecnologia de comunicação à laser da Starlink.
Essa foi primeira de três missões que alimentam um desejo da SpaceX, do empresário Elon Musk, de levar pessoas para Marte.
Isaacman e Gillis são, respectivamente, a 264ª e a 265ª pessoa a fazer uma caminhada espacial na história. Até a Polaris Down, as viagens espaciais haviam sido feitas por astronautas profissionais.
No retorno à Terra, a cápsula da SpaceX caiu no Golfo do México, próximo a Dry Tortugas, na Flórida.
Com informações da Associated Press