A BMW não está de brincadeira com sua subsidiária M. A montadora anunciou três novos carros, o X5 M, o X6 M e o M8 Gran Coupe, todos com versão a Competition, a mais arisca da linha.
Os BMW X5 M e X6 M são baseados na terceira geração do X5 e X6. Ambos têm motores V8 4.4 biturbo com tração integral xDrive. As versões M têm 608 cv e 76.5 kgfm de torque, e chega a 100 km/h em 3,9 segundos.
As versões Competition são ainda mais potentes. Produzem 625 cavalos e têm câmbio automático de oito marchas. Conseguem chegar a 100 km/h em 3,8 segundos, mas com velocidade limitada eletronicamente em 250 km/h.
Entretanto, esse limite passa a 285 km/h em caso de opção pelo pacote M Driver, que também dá ao motorista um convite para uma das escolas de pilotagem da BMW.
A suspensão dos carros foi refeita e recebeu o conjunto adaptativo da M com a barra estabilizadora ativa de série. No exterior, nova grade dianteira, retrovisores aerodinâmicos e entradas de ar maiores.
Os preços do Brasil ainda não foram divulgados, mas nos EUA o preço do X5 M varia de US$ 105.100 a US$ 114.100, na versão Competition, enquanto o X6 é US$ 108.600 na versão de entrada chegando a US$ 117.600 na Competition.
O M8 Gran Coupé, que também tem versão Competition, entrega os mesmos 608 cv e 76,4 kgfm de torque que o X5 M. A versão Competition traz 17 cv a mais. O motor é o mesmo 4.4 V8 biturbo, com transmissão automática de oito marchas e tração integral xDrive dos X5 e X6 M.
O pacote M Drive (esse que inclui o convite para o curso de pilotagem) também está disponível, mas a velocidade máxima passa de 250 para 306 km/h no caso do M8 Gran Coupé. No visual, linhas mais agressivas e carroceria mais larga marcam as principais mudanças. Nos EUA, os preços começam em US$ 130 mil, enquanto a versão Competition sai por US$ 143 mil.