A preparadora Alpina, especializada em carros da BMW, revelou uma versão do X7 para quem procura um SUV nervoso para chamar de seu. Com o codinome XB7, o modelo teve o motor 4.4 V8 a gasolina modificado para render 621 cv – um salto de 91 cv se comparado.
Já o torque pulou de 76,5 kgfm para 81,6 kgfm. Esses dados fazem do veículo o mais potente da linha da Alpina. Mesmo com consideráveis 2.655 kg, o utilitário esportivo chega aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos, números dignos de superesportivos. Limitada eletronicamente, a velocidade máxima é de 290 km/h.
Segundo a preparadora, o XB7 tem uma agilidade incomparável graças ao sistema de esterçamento das rodas traseiras e à suspensão a ar feita sob medida, com amortecedores recalibrados e função de estabilidade ativa. O carro também recebeu reforços estruturais.
O sistema de suspensão a ar permite rodar com diferentes alturas em relação ao solo. No modo Sport, por exemplo, é possível rebaixar a suspensão em 20 mm, enquanto no Sport+ a altura pode ser reduzida em 40 mm.
Entre as principais diferenças em relação ao X7 estão o splitter dianteiro com entradas de ar maiores, para-choque traseiro reestilizado que abriga quatro saídas de escapamento e um novo (e sutil) difusor. Os emblemas da Alpina aparecem na frente, atrás e no centro das rodas raiadas de 21”, além de pinças dos freios Brembo na cor azul.
Há ainda rodas aro 23 como opcional, sempre calçadas com pneus Pirelli desenvolvidos especificamente para o SUV. O interior, que pode ser configurado para levar seis ou sete passageiros, é quase idêntico ao do X7 “civil”. A exceção fica por conta de detalhes como botão rotativo feito de vidro que controla o sistema iDrive, volante esportivo e o logotipo da Alpina em locais estratégicos.
Teto solar panorâmico dividido em três partes, sistema de fechamento das portas com amortecimento e revestimentos de couro Alcântara são de série, mas há uma lista bem diversificada de equipamentos opcionais – incluindo um teto de LEDs que oferece mais de 15 mil padrões de iluminação.
O carro já pode ser encomendado na Alemanha por preço inicial de 155 mil euros – ou mais de R$ 976 mil na atual cotação.