Os fãs de aventura veem o Brasil como o melhor destino do mundo para esse tipo de turismo. A avaliação foi divulgada pelo portal americano US News & World Report, que levou em consideração as belezas naturais, o clima e a receptividade da população, entre outros critérios. Rico em ecossistemas e paisagens naturais, o Brasil ficou na frente de Itália, Grécia, Espanha e Tailândia.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, comenta o resultado positivo. “Essa escolha pelo Brasil como o melhor país do mundo para turismo de aventura é muito relevante, pois mostra nosso retorno e reposicionamento como destino de natureza nos mercados internacionais. Claro que o posicionamento de Mato Grosso do Sul se fortalece ainda mais com isso, pois há muito tempo estamos fazendo um trabalho no mercado internacional focado nos segmentos de ecoturismo e turismo de aventura, onde Bonito e Pantanal são considerados referências dentro do país. Temos tido forte presença nos principais eventos e feiras nacionais e internacionais nos últimos sete anos e isso reforça cada vez mais a visibilidade do Estado. Esse esforço em conjunto com o trade turístico sul-mato-grossense pode ocasionar a criação de novos produtos nas prateleiras de quem vendo nosso destino, dar mais visibilidade para o público final e, com certeza, favorecer Mato Grosso do Sul”.
O Ministério do Turismo afirma que os turistas aventureiros têm impacto importante em diversas regiões. Isso porque movimentam pequenos negócios, como pousadas e agências, guias especializados e restaurantes.
O levantamento ouviu 17 mil pessoas pelo mundo e 89 países foram analisados. Além do potencial para aventura, o Brasil recebeu boas avaliações nas categorias de influência cultural; economia de alto potencial; e riqueza histórica. No ranking geral, ficamos em trigésimo lugar.
Referência
A Fundação de Turismo de MS se tornou referência nacional em gestão de turismo e os destinos sul-mato-grossenses possuem destaque nacional e internacional. Entre os destaques estão o reconhecimento de Bonito como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo, com o primeiro atrativo de ecoturismo considerado ‘clima positivo’, chancelado pela Green Initiative, foi eleito por 17 vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela revista Viagem e Turismo e com o prêmio de Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo pelo Responsible Tourism Awards,
O Pantanal também aparece constantemente em listas de melhores lugares para observação de animais selvagens e muitos projetos de conservação ambiental, apoiados por fazendas pantaneiras, se destacam em premiações mundo afora.
*FundturMS – com informações da Ag. Brasil