O Brasil tem 11 marcas de azeite entre as melhores do mundo. Elas fazem parte da 14º Edição do Guia Flos Olei, que destaca os melhores azeites de oliva do planeta.
O guia Flos Olei funciona como um atlas da olivicultura, disponível em três idiomas: italiano-inglês, italiano-chinês e italiano-espanhol. Ele analisa aproximadamente 500 fazendas de excelência em cinco continentes, abrangendo um total de 56 países.
Dos 11 azeites brasileiros que entraram na lista, seis são do Rio Grande do Sul, quatro de São Paulo e um de Minas Gerais.
Veja a lista abaixo:
- Pontuação: 97 – Fazenda do Azeite Sabiá – São Paulo
- Pontuação: 97 – Prosperato – Rio Grande do Sul
- Pontuação: 90 – Estância das Oliveiras – Rio Grande do Sul
- Pontuação: 89 – Azeite Bem te Vi – Rio Grande do Sul
- Pontuação: 88 – Azeite Puro – Rio Grande do Sul
- Pontuação: 87 – Oliq Azeite Extravirgem – São Paulo
- Pontuação: 86 – Azeite Verolí – Minas Gerais
- Pontuação: 86 – Vinícola Essenza – São Paulo
- Pontuação: 85 – Orfeu – São Paulo
- Pontuação: 85 – Al-Zait & Co. – Rio Grande do Sul
- Pontuação: 85 – Olivas de Gramado- Rio Grande do Sul
As marcas que entram no ranking são escolhidas por uma equipe de especialistas em degustação de azeite do Flos Olei, que avaliam os produtos com base em seu aroma e sabor.
Os azeites brasileiros que receberam maior pontuação foram o da Fazenda do Azeite Sabiá, em São Paulo, e o da Prosperato, no Rio Grande do Sul. Ambos conquistaram 97 pontos.
Após o ranking das 500 fazendas incluídas no guia, o azeite da Fazenda do Azeite Sabiá, de São Paulo, também recebeu um prêmio no The Best.