Brasileira Afrodescendente lança Livro-Mapa para reencontrar suas raízes

A ligação entre Brasil e África na obra da pesquisadora Azevedo

Com o objetivo de reconhecer suas raízes e de se reconectar com seu avô materno, Talita Azevedo, 27 anos, viajou por quatro estados brasileiros e após 12 meses, publicou o livro “Presente Histórico: uma viagem de milhares de anos em 27”, um projeto que revive a memória afro-brasileira.

Livro aborda a memória afro-brasileira

Livro aborda a memória afro-brasileira | Ansaflash

Natural de Campinas, em São Paulo, “uma cidade conhecida por ser um dos lugares mais caros do Brasil e o último do mundo a abolir a escravidão”, explica Azevedo, crescida no bairro Jardim São Diego.

Talita Azevedo

Talita Azevedo é de Campinas | Ansaflash

“Viajando sozinha desde os oito anos de idade, sendo filha única, sempre me interessei em conhecer minha árvore genealógica”, explica a escritora, que é bisneta de um curandeiro e neta de uma “mãe de santo”, como são chamadas as responsáveis pelos locais de culto da Umbanda, religião afro-brasileira muito popular.

“Presente Histórico” é o ponto de partida para a discussão sobre o obscurecimento histórico da cultura afro-brasileira na história do país, segundo Azevedo, que explica que tudo surgiu de seu “desejo de entender o contexto histórico do meu país, juntamente com o de me reconectar com meu avô materno”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo