O início de 2019 começou agitado para o Enduro, com várias mudanças nas equipes, novas marcas e muita expectativa para a temporada. Indicativos que apontam uma boa fase para a modalidade no Brasil. “A cada ano, o Brasileiro de Enduro conquista mais espaço no segmento off-road, isto porque, além de profissionalismo e dedicação por parte dos organizadores, as equipes estão cada vez mais estruturadas, deixando as etapas mais competitividade, o que tem atraído atraindo novos adeptos por onde passa. A conquista da 8ª colocação no Six Days, na França 2017 e a boa participação dos Clubes no Chile em 2018, são frutos da evolução da modalidade no Brasil. Com certeza, isto passa pela necessidade de um apoio mais consistente do mercado, que já tem nos dado muitos sinais positivos.”, explicou Maurício Brandão, diretor da modalidade na Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
A temporada está prevista para iniciar em março nos dias 15, 16 e 17 na cidade de Itapema (SC). Ao todo serão sete etapas que passarão também pelos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Ainda há uma etapa para ser definida, o que pode alterar o pré-calendário.
Este ano o Campeonato Brasileiro de Enduro Fim terá algumas inovações e mudanças, como a criação das categorias KIDS, na qual as crianças participarão de três provas, usando um ou mais especiais, de acordo com a idade e possibilidades da logística da prova; a categoria Feminina terá três etapas, que estão previstas para as cidades de Itapema (SC), Marzagão (GO) e Patrocínio (MG); a categoria E4 será dividida em duas para equilibrar as disputas, sendo E4-Pro para motos originais até 28 CV, com preparação livre (a E4-Pro vai agregar ao “Enduro GP”), e E4-230, para motos refrigeradas a ar, com cilindrada original até 230cc, também preparação livre.
A expectativa também é tornar o Campeonato Brasileiro OPEN. “Desta forma facilitará a participação de pilotos estrangeiros, pois além dos europeus, muitos pilotos Sul-Americanos já demonstraram interesse em participar do nosso campeonato. Com a “Star Permission” emitida pela federação no país de origem qualquer piloto esta apto a participar” – comentou Brandão.
As disputas vão envolver as categorias KIDS, implementada este ano, E1, E2, E3, EJúnior, E4-Pro, E4 230, Over35, Over40, Over45 Over50, e EAmador, além da classe EFeminina e dos pilotos da elite do motociclismo, que também estarão de olho no título da “Enduro GP” (engloba E1, E2, E3, EJ e E4-Pro), o qual aponta o mais rápido da competição.
Este ano será entregue o Certificado Verde para os pilotos que cumprirem as metas ambientais, não ultrapassar o nível de ruídos do escapamento, tapete ecológico, pneu ecológico e destinação correta dos fluídos.
A elaboração do cronograma do campeonato levou em cosideração o incentivo aos novos talentos e a conciliação de datas entre os principais eventos de Enduro FIM do ano. “Acreditamos que bons pilotos e boas disputas são a essência de qualquer competição, por isso novas categorias de acesso a modalidade, aprimoramentos na parte técnica e desportiva, que contou com a participação de todas as partes envolvidas para a elaboração do regulamento, e também a formação de ídolos para renovar e promover o esporte. Escolhemos datas que não conflitam com outros eventos importantes no Brasil, considerando o calendário Mundial, o Rally dos Sertões e o Enduro da Independência. A ideia é que o grid do Brasileiro de Enduro continue crescendo a cada ano”. – ressaltou Brandão.
Calendário Enduro FIM 2019
1ª etapa – 15, 16 e 17 de Março em Itapema (SC)
2ª etapa – 06 e 07 de Abril – Nova Brescia (RS)
3ª etapa – 25 e 26 de Maio A DEFINIR
4ª etapa – 08 e 09 de junho em Aracruz (ES)
5ª etapa – 29 e 30 de Junho – Marzagão (GO)
6ª etapa – 27 e 28 de Julho – Paraopeba (MG)
7ª etapa – 14 e 15 de Setembro – Patrocínio (MG)
A temporada 2019 terá o apoio da MRPRO Braces, ASW, Edgers, Motorex, Sig Visual, e o Jeri Adventure agregando novos parceiros, BMS Racing, W-Tech e MFX Motors do Brasil. A diretoria da modalidade ainda informou que novas parcerias ainda estão em fase de negociação e renovação.