O que hoje é um programa de sucesso em Portugal começou de forma muito despropositada: apenas mais um podcast lançado na internet veiculado através das plataformas digitais Spotify, Deezer, Apple Podcasts (iTunes) e Google Podcasts.
E foi assim que o Neri Talks, criado pelo jornalista, músico e escritor brasileiro Hebert Neri, a princípio como um projeto pessoal paralelo, mas que rapidamente ganhou espaço no país, fazendo o caminho oposto do que é esperado, migrando do digital para o analógico, trazendo o dinamismo do mundo virtual e e a linguagem das redes sociais para a rádio FM.
Boa recepção da crítica
Com uma proposta diferenciada, que mostra sob um olhar bem humorado os acontecimentos da semana, o Neri Talks caiu no gosto do público e da crítica. Veiculado pela Rádio Limite, no distrito de Viseu e pela Paivense FM, no distrito de Aveiro, o programa tornou-se um líder de audiência no horário em que vai ao ar (sábados à tarde).
Com um estilo dinâmico, próprio das redes sociais, que se aproveita dos memes da internet como ferramenta para a retórica e de sofisticados recursos de edição digital, o programa está a surpreender por trazer para o mundo analógico a linguagem da nova geração conectada.
Neri revela que encontra inspiração para os temas e argumentação do program de tudo que o cerca para a argumentação: “o Neri Talks acaba por ser uma extensão das conversas que tenho com os meus amigos e conhecidos nos bares e cafés do Porto durante a semana, após regressar do trabalho”, diz. “Como sou jornalista, preciso estar sempre a par do que acontece ao meu redor, e tais acontecimentos sempre são assunto das conversas que tenho nestes ambientes. Então pensei em transportar esta mesma atmosfera informal e divertida para a internet, através dos podcasts, e daí surgiu o convite para fazer isto na rádio, o que me deixou muito contente e surpreso”. De acordo com o apresentador, “o que era um projeto pessoal acabou por se tornar algo muito maior e eu sou muito grato às estações de rádio que estão a acreditar comigo neste programa”.
Temas para o programa
Com uma abordagem satírica e bem humorada, o programa já falou de vários temas, desde o funk brasileiro em Portugal e a invasão dos memes na internet, da passagem de Greta Thunberg por Lisboa, Terceira Guerra Mundial e até mesmo da rainha dos baixinhos Xuxa, dando a conhecer em Portugal fatos e particularidades da cultura brasileira: “procuro trazer informações de ambos os países no programa, de forma a situar ambos os lados. Os portugueses amam as coisas que vem do Brasil e têm se mostrado muito abertos à nossa cultura, assim como nós temos tido a grata surpresa de descobrir Portugal e tudo que este povo acolhedor e sua cultura tem para nos oferecer”, revela.
Tirando proveito das redes sociais, o programa dispõe de perfis oficiais no Instagram e no Facebook, onde os ouvintes podem interagir com o apresentador e até mesmo enviar sugestões de temas a serem abordados: “quero ir além do óbvio e do protocolar nas entrevistas. Sempre realizadas em bares, cafés e lugares fora do estúdio, o objetivo é extrair do convidado informações e reações espontâneas, submetendo o convidado a ambientes da vida real. O objetivo é transcender. É mais do que entreter, trazer conteúdo de valor”, conclui.