Brasileiro lidera Dakar, mas segue estratégia da equipe e cede a ponta

Lucas Moraes tomou a liderança com cerca de 300km, testou seu ritmo e parou o carro propositalmente para não ser o vencedor de hoje. Meta era evitar largar na ponta, amanhã

Uma característica do Rally Dakar está sempre presente: o longo e difícil desafio é disputado no deserto, onde não há caminhos abertos ou qualquer tipo de sinalização que indique qual é a rota a seguir. E essa regra orientou os principais competidores que disputaram neste sábado (4) o primeiro dos 13 dias de corrida da famosa aventura, que realiza até 17 de janeiro sua 47ª edição, na Arábia Saudita. Um deles foi o brasileiro Lucas Moraes, que conta com a navegação do espanhol Armand Monleón no Toyota GR DKR Hilux da categoria Ultimate, considerada a Fórmula 1 da modalidade automobilística rally.

Lucas e Monleón durante a etapa deste sábado, no Dakar (Alen Milavec)

Sempre posicionado entre os dez primeiros ao longo deste sábado, Moraes assumiu a liderança na penúltima especial, por volta do km 300 dos 412km que compuseram o trecho cronometrado de hoje. O piloto, que é a principal revelação recente no cenário mundial, seguiu na liderança, provando o bom resultado dos meses de preparação prévia em 2024. Mas simplesmente parou o carro a um quilômetro da bandeirada final, esperou cinco minutos e só depois seguiu em frente, com o objetivo de não terminar em primeiro neste sábado.

“Fazer isso me deu até calafrios, porque a gente sabia que estava indo bem, num bom ritmo e estava em condições de brigar pela vitória hoje. Mas combinamos que se passássemos vários carros a gente pararia no final, antes de cruzar a chegada, pra dar um tempo e não terminar em primeiro. A estratégia foi determinada pela equipe e acho que foi o melhor pra esse momento, apesar de que como piloto a gente não gostar de fazer isso, de ceder a ponta ou uma boa posição. Mas faz parte do jogo no Dakar. O que importa é o resultado final no dia 17”, detalhou Lucas.

Amanhã teremos o primeiro dos dois dias da etapa de 48 horas, ou seja, uma etapa disputada durante dois dias inteiros e que vai percorrer praticamente mil quilômetros. E quem larga na frente acaba tendo que descobrir sozinho por onde ir, só com a ajuda da planilha. Você se arrisca muito mais e isso não é bom no Dakar, especialmente em uma etapa de dois dias, por que aqui estamos no deserto, não tem estrada, é tudo via planilha e uma erradinha vai custar muito caro. Então, pensando na prova como um todo, é melhor largar mais atrás. Entre os 15 primeiros sempre é o ideal nessa situação. Então, a estratégia da equipe funcionou, nosso time está de parabéns por essa orientação”, comentou o brasileiro, que mesmo assim neste sábado terminou em sétimo – que será sua posição de largada amanhã.

Moraes (ao centro) conversa com outros pilotos no intervalo da competição (Alen Milavec)

Espanhola é destaque – A vitória no dia na Ultimate foi norte-americano Seth Quintero e o alemão Dennis Zenz, a bordo de um Toyota GR DKR Hilux, com a marca de 4h35min08s para os 412km de corrida. Moraes e Monleón chegaram 3min18s atrás, na sétima posição. Os atuais campeões do Dakar, os espanhóis Carlos Sainz/Lucas Cruz, com um Ford Raptor, chegaram uma posição atrás, em oitavo a 3min27s dos vencedores do dia. Outro destaque é a espanhola Cristina Gutierrez, que conta com navegação do também espanhol Pablo Moreno em um Dacia SandRider. Única mulher entre os líderes, ela terminou em quinto, a 2min13s dos vencedores.

Os outros dois carros pilotados por brasileiros na Ultimate também completam a etapa: Marcelo Gastaldi, que tem o francês Adrien Metge na navegação de seu Century CR7, terminou em 10º (a 5min43s dos líderes) e a dupla Marcos Moraes/Maykel Justo (Toyota Overdrive) ficou na 26ª posição (19min50s atrás do líder). O Brasil também conta com o navegador Cadu Sachs, que compete na categoria Challenger (protótipos leves) a bordo de um Taurus T3 Max com o piloto português Gonçalo Guerreiro. O duo terminou na segunda posição na categoria, a apenas quatro segundos dos vencedores, os argentinos Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max). Na categoria motos, o vencedor foi o australiano Daniel Sanders, da KTM. Já entre os caminhões, o trio Mitchel Van Den Brink (piloto, holandês), Jarno Van de Pol (navegador, holandês) e Moises Torrallardona (mecânico, espanhol) conquistou a primeira posição.

Disputada em dois dias, a desgastante etapa dupla que será aberta amanhã e se encerrará na tarde da segunda-feira terá 971km de trechos cronometrados, e um total de 1.067km de percurso se considerados os trechos de deslocamento. Confira abaixo mais informações:

O brasileiro liderou a especial de hoje, mas seguiu orientação da equipe (Alen Milavec)

RESULTADO CATEGORIA ULTIMATE – CARROS

Etapa 01 / 4 de janeiro / Bisha-Bisha / 412km cronometrados / 500km totais

1) Seth Quintero (EUA)/Dennis Zenz (Alemanha), Toyota GR DKR Hilux, 412km em 4h35min08s

2) Guerlain Chicherit (França)/Alex Winocq (França), Mini X-Raid, a 0min45s

3) Saood Variawa (África do Sul)/François Cazalet (França), Toyota TGR, a 1min48s

4) Martin Prokop (Rep. Checa)/Viktor Chytka (Rep. Checa), Ford Raptor, a 1min49s

5) Cristina Gutierrez (Espanha)/Pablo Moreno (Espanha), Dacia SandRider, a 2min13s

6) João Ferreira (Portugal)/Felipe Palmeiro (Portugal), Mini X-Raid, a 2min38s

7) Lucas Moraes (Brasil)/Armand Monleón (Espanha), Toyota GR DKR Hilux, a 3min18s

8) Carlos Sainz (Espanha)/Lucas Cruz (Espanha), Ford Raptor, a 3min27s

9) Guillaume de Mevius (Bélgica)/Mathieu Baumel (França), Mini X-Raid, a 5min37s

10) Marcelo Gastaldi (Brasil)/Adrien Metge (França), Century, a 5min43s

26) Marcos Moraes (Brasil)/Maykel Justo (Brasil), Toyota Overdrive, a 19min50s

Brasileiro largará em sétimo amanhã, na etapa dupla de 48 horas (Alen Milavec)

47º DAKAR RALLY

País Arábia Saudita

edição no Oriente Médio

Roteiro inédito

Principal desafio deserto Empty Quarter

70 nacionalidades na disputa

190 países assistem à prova

70 emissoras de TV em todo o mundo

OS COMPETIDORES

807 pilotos e navegadores

43 mulheres

120 estreantes

AS MÁQUINAS

439 veículos

8 categorias

139 carros

139 motos

65 caminhões

54 protótipos leves

40 UTVs (produzidos em série)

2 Stocks (carros de produção modificados)

OS BRASILEIROS

Lucas Moraes – piloto, categoria Ultimate (carros), modelo Toyota GR DKR Hilux EVO, equipe TGR

Marcos Moraes – piloto, categoria Ultimate (carros), modelo Toyota Hilux Overdrive, equipe Overdrive

Marcelo Gastaldi – piloto, categoria Ultimate (carros), modelo Century CR7, equipe Century Racing

Maykel Justo – navegador de Marcos Moraes (acima), categoria Ultimate (carros), modelo Toyota Hilux Overdrive, equipe Overdrive

Cadu Sachs – navegador do português Gonçalo Guerrero, categoria Challenger (protótipos leves), modelo Taurus T3

Max, equipe BBR

A CORRIDA

7.753 quilômetros de percurso

5.145 quilômetros de “especiais” (trechos cronometrados)

13 dias de corrida

1 dia de descanso (10 de janeiro)

1 desafio de 48 horas (etapa 2, dias 5 e 6 de janeiro)

1 etapa maratona (8 de janeiro)

Largada primeira etapa dia 4 de janeiro

Chegada 17 de janeiro

AS DISTÂNCIAS

Atividade / Data / Trecho / Cronometrado / Total_

Prólogo / 3 de janeiro / Bisha-Bisha / 29km / 79km

Etapa 01 / 4 de janeiro / Bisha-Bisha / 412km / 500km

Etapa 02 / 5 e 6 de janeiro / Bisha-Bisha / 971km / 1.067km

Etapa 03 / 7 de janeiro / Bisha-Al Henakiyah / 496km / 848km

Etapa 04 / 8 de janeiro / Al Henakiyah-Alula / 415km / 588km

Etapa 05 / 9 de janeiro / Alula-Hail / 428km / 491km

Intervalo / 10 de janeiro / Hail

Etapa 06 / 11 de janeiro / Hail-Al Duwadimi / 606km / 829km

Etapa 07 / 12 de janeiro / Al Duwadimi-Al Duwadimi / 481km / 745km

Etapa 08 / 13 de janeiro / Al Duwadimi-Riad / 487km / 733km

Etapa 09 / 14 de janeiro / Riad-Haradh / 357km / 589km

Etapa 10 / 15 de janeiro / Haradh-Shubaytah / 123km / 636km

Etapa 11 / 16 de janeiro / Shubaytah-Shubaytah / 284km / 516km

Etapa 12 / 17 de janeiro / Shubaytah-Shubaytah / 62km / 132km

TOTAIS: 5.145km de trechos cronometrados (etapas) e 7.753km de percurso total

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