Uma característica do Rally Dakar está sempre presente: o longo e difícil desafio é disputado no deserto, onde não há caminhos abertos ou qualquer tipo de sinalização que indique qual é a rota a seguir. E essa regra orientou os principais competidores que disputaram neste sábado (4) o primeiro dos 13 dias de corrida da famosa aventura, que realiza até 17 de janeiro sua 47ª edição, na Arábia Saudita. Um deles foi o brasileiro Lucas Moraes, que conta com a navegação do espanhol Armand Monleón no Toyota GR DKR Hilux da categoria Ultimate, considerada a Fórmula 1 da modalidade automobilística rally.
Sempre posicionado entre os dez primeiros ao longo deste sábado, Moraes assumiu a liderança na penúltima especial, por volta do km 300 dos 412km que compuseram o trecho cronometrado de hoje. O piloto, que é a principal revelação recente no cenário mundial, seguiu na liderança, provando o bom resultado dos meses de preparação prévia em 2024. Mas simplesmente parou o carro a um quilômetro da bandeirada final, esperou cinco minutos e só depois seguiu em frente, com o objetivo de não terminar em primeiro neste sábado.
“Fazer isso me deu até calafrios, porque a gente sabia que estava indo bem, num bom ritmo e estava em condições de brigar pela vitória hoje. Mas combinamos que se passássemos vários carros a gente pararia no final, antes de cruzar a chegada, pra dar um tempo e não terminar em primeiro. A estratégia foi determinada pela equipe e acho que foi o melhor pra esse momento, apesar de que como piloto a gente não gostar de fazer isso, de ceder a ponta ou uma boa posição. Mas faz parte do jogo no Dakar. O que importa é o resultado final no dia 17”, detalhou Lucas.
“Amanhã teremos o primeiro dos dois dias da etapa de 48 horas, ou seja, uma etapa disputada durante dois dias inteiros e que vai percorrer praticamente mil quilômetros. E quem larga na frente acaba tendo que descobrir sozinho por onde ir, só com a ajuda da planilha. Você se arrisca muito mais e isso não é bom no Dakar, especialmente em uma etapa de dois dias, por que aqui estamos no deserto, não tem estrada, é tudo via planilha e uma erradinha vai custar muito caro. Então, pensando na prova como um todo, é melhor largar mais atrás. Entre os 15 primeiros sempre é o ideal nessa situação. Então, a estratégia da equipe funcionou, nosso time está de parabéns por essa orientação”, comentou o brasileiro, que mesmo assim neste sábado terminou em sétimo – que será sua posição de largada amanhã.
Espanhola é destaque – A vitória no dia na Ultimate foi norte-americano Seth Quintero e o alemão Dennis Zenz, a bordo de um Toyota GR DKR Hilux, com a marca de 4h35min08s para os 412km de corrida. Moraes e Monleón chegaram 3min18s atrás, na sétima posição. Os atuais campeões do Dakar, os espanhóis Carlos Sainz/Lucas Cruz, com um Ford Raptor, chegaram uma posição atrás, em oitavo a 3min27s dos vencedores do dia. Outro destaque é a espanhola Cristina Gutierrez, que conta com navegação do também espanhol Pablo Moreno em um Dacia SandRider. Única mulher entre os líderes, ela terminou em quinto, a 2min13s dos vencedores.
Os outros dois carros pilotados por brasileiros na Ultimate também completam a etapa: Marcelo Gastaldi, que tem o francês Adrien Metge na navegação de seu Century CR7, terminou em 10º (a 5min43s dos líderes) e a dupla Marcos Moraes/Maykel Justo (Toyota Overdrive) ficou na 26ª posição (19min50s atrás do líder). O Brasil também conta com o navegador Cadu Sachs, que compete na categoria Challenger (protótipos leves) a bordo de um Taurus T3 Max com o piloto português Gonçalo Guerreiro. O duo terminou na segunda posição na categoria, a apenas quatro segundos dos vencedores, os argentinos Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max). Na categoria motos, o vencedor foi o australiano Daniel Sanders, da KTM. Já entre os caminhões, o trio Mitchel Van Den Brink (piloto, holandês), Jarno Van de Pol (navegador, holandês) e Moises Torrallardona (mecânico, espanhol) conquistou a primeira posição.
Disputada em dois dias, a desgastante etapa dupla que será aberta amanhã e se encerrará na tarde da segunda-feira terá 971km de trechos cronometrados, e um total de 1.067km de percurso se considerados os trechos de deslocamento. Confira abaixo mais informações:
RESULTADO CATEGORIA ULTIMATE – CARROS
Etapa 01 / 4 de janeiro / Bisha-Bisha / 412km cronometrados / 500km totais
1) Seth Quintero (EUA)/Dennis Zenz (Alemanha), Toyota GR DKR Hilux, 412km em 4h35min08s
2) Guerlain Chicherit (França)/Alex Winocq (França), Mini X-Raid, a 0min45s
3) Saood Variawa (África do Sul)/François Cazalet (França), Toyota TGR, a 1min48s
4) Martin Prokop (Rep. Checa)/Viktor Chytka (Rep. Checa), Ford Raptor, a 1min49s
5) Cristina Gutierrez (Espanha)/Pablo Moreno (Espanha), Dacia SandRider, a 2min13s
6) João Ferreira (Portugal)/Felipe Palmeiro (Portugal), Mini X-Raid, a 2min38s
7) Lucas Moraes (Brasil)/Armand Monleón (Espanha), Toyota GR DKR Hilux, a 3min18s
8) Carlos Sainz (Espanha)/Lucas Cruz (Espanha), Ford Raptor, a 3min27s
9) Guillaume de Mevius (Bélgica)/Mathieu Baumel (França), Mini X-Raid, a 5min37s
10) Marcelo Gastaldi (Brasil)/Adrien Metge (França), Century, a 5min43s
26) Marcos Moraes (Brasil)/Maykel Justo (Brasil), Toyota Overdrive, a 19min50s
47º DAKAR RALLY
País Arábia Saudita
6ª edição no Oriente Médio
Roteiro inédito
Principal desafio deserto Empty Quarter
70 nacionalidades na disputa
190 países assistem à prova
70 emissoras de TV em todo o mundo
OS COMPETIDORES
807 pilotos e navegadores
43 mulheres
120 estreantes
AS MÁQUINAS
439 veículos
8 categorias
139 carros
139 motos
65 caminhões
54 protótipos leves
40 UTVs (produzidos em série)
2 Stocks (carros de produção modificados)
OS BRASILEIROS
Lucas Moraes – piloto, categoria Ultimate (carros), modelo Toyota GR DKR Hilux EVO, equipe TGR
Marcos Moraes – piloto, categoria Ultimate (carros), modelo Toyota Hilux Overdrive, equipe Overdrive
Marcelo Gastaldi – piloto, categoria Ultimate (carros), modelo Century CR7, equipe Century Racing
Maykel Justo – navegador de Marcos Moraes (acima), categoria Ultimate (carros), modelo Toyota Hilux Overdrive, equipe Overdrive
Cadu Sachs – navegador do português Gonçalo Guerrero, categoria Challenger (protótipos leves), modelo Taurus T3
Max, equipe BBR
A CORRIDA
7.753 quilômetros de percurso
5.145 quilômetros de “especiais” (trechos cronometrados)
13 dias de corrida
1 dia de descanso (10 de janeiro)
1 desafio de 48 horas (etapa 2, dias 5 e 6 de janeiro)
1 etapa maratona (8 de janeiro)
Largada primeira etapa dia 4 de janeiro
Chegada 17 de janeiro
AS DISTÂNCIAS
Atividade / Data / Trecho / Cronometrado / Total_
Prólogo / 3 de janeiro / Bisha-Bisha / 29km / 79km
Etapa 01 / 4 de janeiro / Bisha-Bisha / 412km / 500km
Etapa 02 / 5 e 6 de janeiro / Bisha-Bisha / 971km / 1.067km
Etapa 03 / 7 de janeiro / Bisha-Al Henakiyah / 496km / 848km
Etapa 04 / 8 de janeiro / Al Henakiyah-Alula / 415km / 588km
Etapa 05 / 9 de janeiro / Alula-Hail / 428km / 491km
Intervalo / 10 de janeiro / Hail
Etapa 06 / 11 de janeiro / Hail-Al Duwadimi / 606km / 829km
Etapa 07 / 12 de janeiro / Al Duwadimi-Al Duwadimi / 481km / 745km
Etapa 08 / 13 de janeiro / Al Duwadimi-Riad / 487km / 733km
Etapa 09 / 14 de janeiro / Riad-Haradh / 357km / 589km
Etapa 10 / 15 de janeiro / Haradh-Shubaytah / 123km / 636km
Etapa 11 / 16 de janeiro / Shubaytah-Shubaytah / 284km / 516km
Etapa 12 / 17 de janeiro / Shubaytah-Shubaytah / 62km / 132km
TOTAIS: 5.145km de trechos cronometrados (etapas) e 7.753km de percurso total