São Paulo (SP) – A oitava etapa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA levará ao Distrito Federal uma das disputas mais acirradas da temporada na elite masculina, neste domingo (13). Apenas quatro pontos separam Wellington Bezerra e Sivaldo Viana, respectivamente líder e vice-líder do ranking brasileiro de corrida de rua, que voltam a se enfrentar em Brasília. Marizete Moreira e Rosiane Xavier, destaques braslienses, prometem dificultar a vida das primeiras colocadas do ranking feminino. A prova terá largada às 8 horas no Eixo Rodoviário Sul, altura da quadra 106, e percursos de 5 km e 10 km.
Além de Wellington e Sivaldo, o pelotão de elite masculino contará também com o terceiro e o quarto colocados do ranking, Fábio Ramos do Santos e Eliezer de Jesus Santos. Melhor brasileiro na etapa de Goiânia do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, o goiano Ronald Moraes está de volta à competição e pode surpreender os adversários. Já o pelotão estrangeiro levará para a disputa os quenianos Paul Kimutai e Paul Korir.
Mulheres de Brasília – Na elite feminina, Conceição Oliveira chega a Brasília confortável na liderança, com 37 pontos à frente da vice-líder Maria Regina Seguins, também confirmada na disputa, ao lado de Maria José Alves, terceira do ranking nacional. O destaque ficará por conta da baiana e brasiliense “por adoção”, Marizete Moreira, de volta ao Brazil Run Series/Circuito CAIXA após um intervalo de dois anos.
Tetracampeã da Meia Maratona de Brasília e bicampeã da Maratona Internacional de São Paulo, Marizete terá a companhia da brasiliense Rosiane Xavier, campeã da etapa em 2008 e vice no ano passado. Fechando o pelotão feminino, estão as quenianas Maurine Jelagat e Delvine Meringor.
Desafio no Cerrado – Conhecida pelo clima mais seco, típico do cerrado, Brasília exige um cuidado maior dos participantes do Brazil Run Series/Circuito CAIXA. A hidratação é fundamental para quem quer superar seus próprios recordes. Diretor e treinador da assessoria esportiva Next, que terá representantes na prova, Thiago Cardoso dá algumas dicas para que a baixa umidade não se torne um adversário a mais.
“É importante que o atleta se hidrate bem no dia anterior para evitar a perda de sais minerais. E no dia da prova, nos postos de hidratação, vale pegar sempre dois copos de água, um para molhar o corpo e outro para beber “, explica o treinador. Para evitar o ressecamento do corpo, Thiago também recomenda o uso de soro fisiológico no nariz, colírio lubrificante nos olhos e hidratante corporal. Um bom aquecimento antes da largada é outro passo para fazer uma boa prova.
Herói do Atletismo em Brasília – O medalhista olímpico Edson Luciano é o padrinho do Brazil Run Series/Circuito CAIXA no Distrito Federal. Medalha de prata nos Jogos de Sydney/2000 e de bronze nos Jogos de Atlanta/1996 com a equipe do revezamento 4×100 m, Edson tem uma agenda cheia em Brasília. Nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, duas palestras foram programadas com crianças do Centro Educacional 123 (QR 123, Conjunto 8, Área Especial 1, Av. Vila Olímpica – Samambaia Sul). No domingo (13), dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores.
Pegada do Bem – Muito além de levar milhares de atletas para correr e ajudar os fundistas da elite na busca pelos primeiros postos do ranking nacional, o Brazil Run Series/Circuito CAIXA quer deixar um legado social nas cidades por onde passa. Com esse objetivo, criou a campanha Pegada do Bem, que incentivando a inclusão por meio da prática de esportes, arrecadando tênis para jovens carentes. Em Brasília, os novos talentos do Centro de Atletismo de Sobradinho, o CASO, serão beneficiados.
A equipe promove a inclusão social, com ênfase na descoberta de talentos. Comandada por João Sena, conquistou 29 medalhas em competições nacionais em 2014, já somou outras dez este ano e prepara o marchador Caio Sena, dono do melhor resultado brasileiro em mundiais de atletismo, para os Jogos de 2016. Os tênis para o CASO poderão ser doados durante a retirada dos kits de participação, na loja Centauro do Pátio Brasil Shopping, nesta sexta-feira (11), das 10 às 20 horas, e no sábado (12), das 10 às 17 horas. No domingo (13), dia da etapa brasiliense do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, os calçados deverão ser entregues no Espaço Pegada do Bem, montado na arena da prova, no Eixo Rodoviário Sul, altura da quadra 106.
Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA – Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve sete etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8) e Porto Alegre (30/8). Na sequência, vai a Brasília (13/9), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.
O Brazil Run Series/Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Brasília, conta ainda com o apoio da Água Mineral Indaiá e Citrus, além da supervisão técnica da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Distrito Federal.
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa