Caixa Wine Run Vale do São Francisco é oportunidade de conhecer cultura e beleza da região

Uma mistura de belas paisagens, atrações ligadas à cultura regional, em uma corrida disputada entre os parreirais da Vitivinícola Rio Sol, às margens do Velho Chico, unindo esporte, vinho e turismo.

Plantação de uvas irrigadas pelo Velho Chico (Eduardo Siqueira / Rio Sol)

Plantação de uvas irrigadas pelo Velho Chico (Eduardo Siqueira / Rio Sol)

São Paulo (SP) – Ela é conhecida como a corrida do vinho e já conquistou os participantes após três edições no Nordeste. Unindo esporte e enoturismo (cultura do vinho aliada ao turismo), a etapa Vale do São Francisco da Caixa Wine Run 2016 será disputada no dia 10 de setembro. Uma oportunidade de competir ou acompanhar a prova e, ao mesmo tempo, conhecer a cultura e as belezas da região do sertão pernambucano, um oásis às margens do Velho Chico.

Será a quarta edição da prova, a segunda na região. Uma experiência única. A Caixa Wine Run alia o prazer de correr ao de degustar os melhores vinhos e visitar destinos turísticos. Ela é realizada dentro de uma vinícola, a Vitivinícola Rio Sol – Fazenda Planaltina, na Estrada da Uva e do Vinho, em Lagoa Grande, Pernambuco. Serão 10 milhas (16 km), correndo em meio aos parreirais.

Corrida às margens do Velho Chico (Anizio Lopes / Foco Radical)

Corrida às margens do Velho Chico (Anizio Lopes / Foco Radical)

Disputada desde 2012 na Serra Gaúcha, onde teve quatro edições, a Caixa Wine Run levou ao Vale do São Francisco, em 2013, o seu conceito inovador e se tornou sucesso na região. Muitas pessoas de outros estados conheceram o interior pernambucano e mostraram a vontade de voltar agora em 2016.

Além do evento esportivo, a Caixa Wine Run é destaque pela divulgação do enoturismo, com visitas e palestras temáticas, e também por recepcionar os atletas que terminam a prova com pratos da culinária local, como espetinhos de carne de bode, queijo coalho e bolos típicos. Na chegada, aliás, é realizada a Festa do Espumante, com a cerimônia de premiação. Música e dança, gastronomia e vinhos especiais, com toda a beleza do sertão nordestino.

Quem estiver lá pode programar um passeio de barco pelo Velho Chico ou uma visita à fazenda, com ótimas opções de vinhos. Paralelamente à corrida estão disponíveis várias atividades de lazer, incluindo um tour guiado nas vinícolas e passeio do Vapor do Vinho. E, também, um forrozinho pé de serra, típico da região.

Videiras da Rio Sol (Rio Sol / Divulgação)

Videiras da Rio Sol (Rio Sol / Divulgação)

“O local onde fica a vinícola Rio Sol é lindo, com uma natureza exuberante, assim como toda a região. Quem for poderá ver de perto não só a beleza, mas toda a tradição e riqueza da cultura do sertão nordestino”, afirma Sérgio Oprea, da Zenith Marketing, organizadora da CAIXA Wine Run.

A vinícola possuiu um programa de visitação que funciona de segunda a sábado, onde os visitantes podem apreciar as uvas nos diversos estágios, conhecer o processo produtivo na adega e degustar os vinhos na loja. Aos sábados, há uma visita especial que, além dos vinhedos e da produção, conta com um passeio de barco pelo Rio São Francisco e almoço regional na sede da fazenda, que foi cenário da minissérie Amores Roubados, exibida pela TV Globo em 2013.

Uma oportunidade de conhecer a região do Vale do São Francisco, uma faixa de terra entre Pernambuco e Bahia, banhada pelo Rio São Francisco, no semiárido, em meio à vegetação da caatinga, incluindo cidades vizinhas ao município de Lagoa Grande: Petrolina, também em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, que ficam a cerca de 70 km do local da corrida.

Largada da prova na Rio Sol (Anizio Lopes / Foco Radical)

Largada da prova na Rio Sol (Anizio Lopes / Foco Radical)

Em Juazeiro da Bahia, entre as atrações turísticas da cidade, pode-se destacar a orla fluvial – com uma rede de bares e restaurantes movimentados onde é possível apreciar a beleza do rio São Francisco -, além das Ilhas do São Francisco, o navio Vaporzinho, o Museu do São Francisco, a Ponte Presidente Dutra – construída para ligar as cidades de Juazeiro e Petrolina -, o Parque da Lagoa do Calu, a Estátua Nego D’água – uma homenagem às lendas e folclores do rio e dos ribeirinhos – e as vinícolas da região.

Já Petrolina é a maior cidade do sertão de Pernambuco. E o São Francisco o seu principal cartão postal: através de suas águas a cidade fertilizou as terras e começou a produzir diversas variedades de frutas – a principal delas a uva. Destaque para o Museu do Sertão, a Catedral de Petrolina, a Petrolina Antiga, o Bodódromo -complexo gastronômico ao ar livre -, a Barragem de Sobradinho, as carrancas típicas da cidade. A Ilha do Fogo é muito visitada: de lá se tem uma das mais belas vistas do por do sol no Velho Chico.

Inscrições – As inscrições para a prova estão abertas nas categorias Individual (Individual geral e categorias de idade masculina e feminina: 18 a 24 anos; 25 a 29 anos; 30 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos e acima de 60 anos) e Duplas (Dupla geral – masculina, feminina e mista). Elas têm custo de R$ 70,00, até 4 de setembro, e podem ser feitas no site do evento – www.winerun.com.br.

A quarta edição da Wine Run – Vale do São Francisco tem patrocínio da Caixa – Governo Federal. O vinho oficial é Rio Sol, o hotel oficial é Quality Petrolina. Os apoiadores são: Terra Sol, Grand Valle, Fortaleza, Orthop, Fisiotec e Clube Adega. A organização é da Zenith Marketing, Revista Adega e Apa.

Mais informações no site www.winerun.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo