Óscar Coelho levou o nome de Portugal ao topo do pódio nas areias do Marrocos. Liderando a equipa do Penafiel Racing Fest, foram vencedores da Spring Edition 2019 do Maroc Challenge. Esta foi a única equipa portuguesa a vencer uma classe este ano, composta pelo piloto Óscar Coelho ao volante e por António Carvalho encarregado pela navegação.
A Spring Edition 2019 realizou-se entre os dias 12 e 20 de abril e consiste num rally realizado no deserto marroquino. Inspirado no antigo percurso do Rally Dakar dos anos 70, a prova passa por diversas cidades em etapas desafiadoras em meio as dunas e o sol escaldante. Atualmente já vai na 16ª edição e é um dos maiores eventos amadores do mundo, cada vez mais internacional, além de ser uma prova aberta a todos.
Além de piloto, Óscar Coelho é presidente do Penafiel Racing Fest, considerado hoje o maior evento multimodal de automobilismo de Portugal e todos os anos realiza-se nas ruas do concelho de Penafiel a atrair milhares de pessoas para as competições, assim como corredores de vários países.
Em Portugal, amantes do automobilismo enxergam no Penafiel Racing Fest uma competição de rua que serve não só para os mais experientes, mas também para quem está iniciando. Além disso, Óscar é responsável pelo design e criação de carros para corrida. O Penafiel Racing Fest, assim como o próprio Óscar Coelho, tem a assessoria internacional de Fabiano de Abreu, brasileiro filho de portugueses: “conheci o Óscar devido ao Racing Fest de Penafiel. Achei incrível a organização do evento. Vi naquilo uma maneira de crescer com a visibilidade do negócio não só em Portugal, mas também internacionalmente. Hoje já há uma procura grande de pilotos brasileiros que querem competir neste que é o maior evento automobilístico de ruas do Norte de Portugal”, relata Fabiano.
Óscar Coelho contou sobre a vitória de sua equipe e os desafios enfrentados na competição: “Pela segunda vez a equipe do Racing Fest participou na prova. No ano passado ficamos em 4º lugar, mas este ano preparamo-nos melhor ao nível de navegação e da viatura e conseguimos vencer 3 das 6 etapas e assim ficamos em primeiro lugar da categoria C4 que é reservada a carros 4×4 com mais de 1600cc. Toda a prova é um teste à resiliência das equipes, da resistência da viatura e da capacidade de resolver problemas mecânicos, de navegação e de abordagem de obstáculos. Estou muito contente de sairmos vitoriosos deste torneio. Fazemos cerca de 400kms por etapa dos quais cerca de 250 são contra o tempo. As pistas variam entre pedra, terra, dunas e fesh-fesh, que é um pó característico do deserto do Sahara”.
A prova este ano começou na cidade das Mil e uma Noites, Marrakech e desceu para Zagora, Erfoud, Mengoub e acabou em Saïdia junto ao mediterrâneo, depois de ter percorrido as antigas pistas do Dakar na entrada do deserto do Sahara junto à fronteira com a Argélia.