Entre os dias 28 e 30 de agosto, a Caravana da Sudeco está em Mato Grosso do Sul, primeiro estado do país a receber a iniciativa. O projeto itinerante oferece atendimentos com orientações aos pequenos e médios empresários, produtores rurais e agricultores familiares para facilitar o acesso às linhas de crédito, promovendo o desenvolvimento local com a geração de empregos e renda. O Sebrae/MS é um dos parceiros, disponibilizando, das 9h às 16h, atendimento gratuito no Mercado Municipal de Campo Grande.
No local, o Sebrae/MS auxilia na formatação de projetos para uma das linhas de financiamento disponíveis, além de orientações gerais a empreendedores como consulta a débitos e formalização. Esse tipo de serviço é importante para donos de pequenas empresas, já que o acesso a crédito costuma ser uma das principais demandas deste público. A segunda edição da pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, do Sebrae e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em março deste ano, apontou que, nos últimos três meses em MS, 27% dos empresários buscaram algum empréstimo bancário.
“A competitividade dos pequenos negócios é baseada no tripé ‘tecnologia, crédito e acesso a mercados’. Então, o Sebrae está aqui apoiando os pequenos negócios que precisam de crédito para estarem aptos a adquirir esse financiamento. Nós apoiamos no atendimento empresarial, na preparação das propostas e na orientação para um crédito que realmente possa elevar a competitividade da empresa. A Caravana da Sudeco é uma forma de democratizar o acesso a crédito”, explica Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS.
Uma das empresárias que buscou o atendimento do Sebrae na Caravana da Sudeco foi Sandra Rodrigues Lopes, da empresa Sandra Lopes Ateliê. Ela mora em Campo Grande. “Sou MEI [microempreendedora individual] já há muitos anos, então eu vim consultar sobre carta de crédito para fazer da Sudeco. Eu já busquei o Sebrae e agora eu vou correr atrás”, contou.
Crédito para região Centro-Oeste
Na programação da Caravana, também estão previstas palestras, informações e discussões sobre convênios, elaboração de projetos e prestação de contas de busca financiamento pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).
“Não tenho dúvida que nos próximos anos a Sudeco vai dispor de grandes alternativas para fomentar aquilo que nós estamos vendo no Mato Grosso do Sul, que é o crescimento, o desenvolvimento, não só por grandes indústrias, mas todos que estão em volta desses conglomerados e que abrem novas oportunidades de negócio para todo Estado” declarou Eduardo Riedel, governador de Mato Grosso do Sul.
A Caravana também passará pelas capitais de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. “A cada 10 empregos no Brasil, 7 são nas micro e pequenas empresas. A gente sabe quanto o comércio, principalmente o pequeno e o médio sofreram muito desde a pandemia, então a ideia é facilitar esse crédito. Todas as instituições financeiras estão aqui, o Sebrae, que é um grande parceiro que vai ajudar nas orientações, explicando como que funciona, auxiliando nos projetos de carta-consulta, para fazer com que o Centro-oeste continue sendo uma região rica, mas que tenha uma renda mais bem distribuída”, afirmou a superintendente da Sudeco, Rose Modesto.
Também estiveram presentes na solenidade os conselheiros do Sebrae/MS: Jaime Verruck, titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação; Alfredo Zamlutti, presidente do Sistema Faems; Fernando Ribeiro Martins, presidente da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Mato Grosso do Sul (AMEMS); Omar de Vasconcelos, superintendente do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul; e Marcelo Turine, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre outras autoridades.
Serviço – Atendimento Sebrae na Caravana da Sudeco
Horário: 9h às 16h
Data: 28, 29 e 30 de agosto
Local: Mercado Municipal – R. Sete de Setembro, 65 – Centro, Campo Grande/MS