A noite da última terça-feira (22), foi de atualização e trocas de experiências entre os mais de 150 arquitetos, designers de interiores, paisagistas e empresários de Mato Grosso do Sul com profissionais renomados da área que participaram da Casa Cor Stars. O evento pela primeira vez realizado fora de São Paulo foi promovido pela Casa Cor MS que trouxe, Lívia Pedreira, Pedro Ariel Santana, Gil Fialho e Guilherme Torres.
O Casa Cor Stars faz parte da proposta das franqueadas locais da marca: Tatiana Ratier, Luciane Mamoré e Dilma Bernardes em sempre oferecer diferenciais aos profissionais do setor e manter o mercado movimentado. “No ano passado realizamos a Casa Cor MS, este ano inovamos com a Casa Cor Stars e, em 2016, teremos mais uma edição da mostra. Nosso objetivo é valorizar nossos profissionais locais, empresários e fornecedores oferecendo as melhores possibilidades aliadas ao peso da marca Casa Cor”, explica a diretora Comercial, Luciane Mamoré.
Em um formato de palestras e talk-show, o evento foi aberto por Tatiana Ratier, Diretora Executiva da Casa Cor MS. “A Casa Cor MS é uma mostra que conta com grandes nomes da arquitetura, design e paisagismo. É uma reunião de estrelas, e vocês são privilegiados por fazer parte deste time. A Casa Cor Stars é uma oportunidade de compartilhar experiências e de aproximação com vocês (profissionais da área). Estamos felizes de proporcionar essa integração”, destacou Ratier.
Em seguida, a presidente nacional de Casa Cor, Lívia Pedreira falou sobre o cenário do mercado no Brasil. E como já possui sólida experiência na área, Lívia contou um pouco da história da Casa Cor no Brasil que completou 30 anos de história e consequentemente fez um passeio entre as tendências que já estiveram presentes em muitas casas brasileiras. “Casa Cor conta a história do design no Brasil, traz novas propostas e está atenta as necessidades urbanas. Casa Cor trabalha a cultura do morar e é claro, uma oportunidade de negócios”, comentou.
Falando sobre tendências, Pedro Ariel Santana curador oficial da Design Weekend de São Paulo, e responsável pela curadoria de três exposições em Milão durante a Semana de Design, apresentou as trend etters da última edição do Salão do Móvel de Milão. “Temos que explicar que tendência não é moda. Hoje por exemplo, casa deve transparecer a personalidade do morador daquela, ou o profissional que está naquele ambiente de trabalho. ‘Menos e o melhor’, é a naturalidade, a brasilidade e esta é a tendência”, resumiu.
Brasilidade era a palavra chave da noite, e o verde do nosso País está em alta. Gil Fialho, um dos mais conceituados paisagistas do Brasil, e o primeiro paisagista brasileiro certificado pelo Green Building Council trouxe o que há de mais moderno em paisagismo e tendências sustentáveis, como o telhado verde. Gil compartilhou quais são os dois elementos fundamentais em seus projetos: flores e frutos cítricos que melhor combinam com o nosso clima. “Gosto da tranquilidade e conforto térmico quando você olha o telhado verde, além do valor sustentabilidade, ele te traz uma tranquilidade”, destacou.
Guilherme Torres, um dos grandes expoentes da arquitetura e do design, falou sobre sua trajetória e compartilhou o processo que o tornou vencedor do A’Design Awards 2015, com a instalação que fez para a Swarovski na Art Basel Miami. Guilherme assina móveis e peças que ganharam destaque e fama no Brasil e no exterior como o sofá Otto e as mesas Fifties e Jet. Tem projetos publicados na Itália, China, EUA, Grécia e Espanha. “Crio peças porque não encontro no mercado da maneira que imagino”, comentou Torres.
Ao término das palestras, aconteceu um bate-papo entre os profissionais e palestrantes mediado por Tatiana Ratier. O principal debate foi sobre manter o regionalismo em cada mostra realizada pelo Brasil e em projetos arquitetônicos.
Fonte: Contexto Mídia