Centro-Oeste apresenta queda nas vendas online de -27,41%, em dezembro ante novembro, revela o índice MCC-ENET

Neste período, todas as regiões variaram negativamente: Sudeste (-25,85%); Norte (-28,18%); Nordeste (-32,91); e Sul (-34,27%)

São Paulo (SP) – O Centro-Oeste sinalizou queda de -27,41% nas vendas por e-commerce, em dezembro frente a novembro de 2019. O faturamento da região, no mesmo período, também teve índice negativo de -31,86%, é o que revela o índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.

Na métrica de vendas por comércio eletrônico, todas as regiões tiveram variações negativas no mês de dezembro, em relação a novembro: Sudeste (-25,85%); Norte (-28,18%); Nordeste (-32,91); e Sul (-34,27%).

Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

“Se comparado ao mês anterior, dezembro registrou queda nas vendas e faturamento não só no Centro-Oeste, mas em todo o país. O índice negativo está diretamente relacionado aos ótimos resultados vistos no período da Black Friday em novembro. E, em que pese a variação negativa em relação ao mês anterior, os resultados ainda mostram um comércio eletrônico que vem se fortalecendo, ao compararmos com o mesmo período de 2018″, afirma Felipe Brandão, Secretário Executivo da camara-e.net.

Vendas online no Centro-Oeste

O índice de vendas varejistas por e-commerce, na comparação de dezembro frente ao mesmo período do ano anterior, neste caso, apresentou crescimento de 39,11%.

Ao observar os dados do acumulado do ano, todas as regiões tiveram desempenho positivo. O Centro-Oeste apareceu em terceiro lugar com (53,91%). Na liderança, o Nordeste (71,42%); seguido por Norte (68,81%). Nos últimos lugares, Sul e Sudeste, (55,92%) e (51,65), respectivamente.

Faturamento do Centro-Oeste

Sobre o faturamento de dezembro ante igual período do ano anterior, a região Centro-Oeste cresceu: 47,41%. No acumulado do ano, todas as regiões apresentaram variação positiva. Centro-Oeste ficou novamente em terceiro lugar (72,67%); seguido por Sul (64,54%) e Sudeste (64,24%). Em primeiro, o Norte (80,18%), seguido pelo Nordeste (75,07%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

Confira o estudo completo no link: http://www.mccenet.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo