São Paulo (SP) – O Centro-Oeste teve crescimento de 4,68% nas vendas por comércio eletrônico em janeiro, frente a dezembro de 2019. Apesar do bom desempenho, a variação do faturamento na região, nesse mesmo período, foi negativa (-5,40%). Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.
Quando comparadas com dezembro passado, todas as regiões tiveram índices positivos nas vendas online em janeiro, com o Centro-Oeste em segundo lugar, sendo precedido pelo Nordeste (9,12%) e seguido por Sul (2,89%), Norte (1,79%) e Sudeste (0,18%).
“O Centro-Oeste ainda tem uma penetração de vendas baixa em relação ao restante do país, porém este crescimento observado em janeiro mostra que os consumidores da região estão cada vez mais confiantes para realizar compras no ambiente online, principalmente em datas nas quais ocorrem promoções de produtos de alto valor agregado.”, afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e diretor executivo do Compre & Confie.
Vendas online no Centro-Oeste
O crescimento registrado pelo Centro-Oeste em janeiro não se deu apenas sobre dezembro. Comparado ao mesmo período do ano anterior, as vendas online da região tiveram alta de 23,64%.
No entanto, no acumulado dos últimos 12 meses, o Centro-Oeste ficou em último lugar no ranking regional, com 40,81%. O Nordeste teve o melhor desempenho, (56,97%), sendo seguido por Sudeste (50,57%), Norte (46,65%) e Sul (42,30%).
Faturamento do Centro-Oeste
O levantamento mostra que em janeiro houve aumento no faturamento do e-commerce no Centro-Oeste. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o desempenho da região foi 20,70%. No acumulado dos últimos 12 meses, todas as regiões variaram positivamente.
Nessa composição, o Centro-Oeste ficou em penúltimo lugar (51,74%). Mais uma vez, o Nordeste liderou, com 64,37%, tendo sido seguido por Sudeste (60,71%) e Norte (54,60%). O Sul foi a região com menor crescimento (50,35%).
Metodologia do MCC-ENET
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.
Confira o estudo completo no link: http://www.mccenet.com.br/