A ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, realizará nesta segunda-feira (15), no Brasil, sua primeira reunião oficial com seu homólogo Mauro Vieira.
O encontro será essencial para reforçar as relações bilaterais de Buenos Aires com o seu principal parceiro comercial, depois das tensões em decorrência das divergências políticas entre o presidente ultraliberal Javier Milei e o líder progressista brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
A visita de Mondino ocorre poucos dias depois da viagem de Milei ao Texas, nos Estados Unidos, onde se reuniu com o bilionário e dono da rede social X, Elon Musk, quem nos últimos dias intensificou uma batalha contra o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro devido ao bloqueio de algumas contas em sua plataforma.
Segundo o porta-voz da presidência argentina, Manuel Adorni, Milei ofereceu sua “colaboração” a Musk no conflito que sua rede social está mantendo com o judiciário do Brasil.
Depois de sua passagem por Brasília, Mondino seguirá na próxima sexta-feira (19) para a Colômbia para encontrar com o ministro das Relações Exteriores Luis Murillo. Também neste caso ela deve tentar restabelecer as relações entre os dois países, após a tensão diplomática iniciada por Milei contra o presidente colombiano, Gustavo Petro, a quem definiu como um “terrorista assassino”.