A Chevrolet tem uma tradição de 100 anos em produzir picapes, daí a expectativa gerada pela nova Silverado 1500 no mercado norte-americano. O fabricante divulgou as primeiras imagens do utilitário, cuja estreia oficial será no Salão de Detroit, agendado para janeiro.
A General Motors não liberou muitas informações sobre o carro e motorização, teremos que esperar mais um pouco para sabermos quais serão as novidades mecânicas. É certo que os motores diesel terão que mudar depois das denúncias de fraudes de emissões envolvendo o fabricante.
A versão escolhida foi a nova LT Trailboss, apenas uma de muitas configurações que serão oferecidas na Silverado 2019. Ela traz o pacote offroad oferecido pelo conhecido pacote Z71 e adiciona cerca de cinco centímetros a mais na altura de rodagem. De acordo com a Chevrolet, por vir de série, a suspensão elevada foi testada amplamente e tem garantia de fábrica, algo que não acontece com os kits oferecidos no mercado.
Por lá, as picapes grandes como a Chevy e a Ford F-150 dominam a venda de veículos e ter uma gama ampla para todos os públicos é uma das chaves para tamanho sucesso. O estilo continua a apostar nos elementos clássicos da linha, especialmente o capô elevado e a frente reta.
Porém, não há muito espaço para saudosismos retrôs: tudo foi atualizado com toques high-tech, exemplos dos faróis de leds separados das luzes de posição, arranjo que substituiu o clássico visual de faróis duplos. As lanternas também são divididas por um elemento de metal. Vincos bem demarcados ajudam a dar uma quebrada no visual “quadradão” da seção central.
A Chevrolet afirma também que uma liga de metal mais refinada foi usada para dar forma ao chassi de vigas mais fortes. Isso teria reduzido consideravelmente o peso do veículo. As picapes grandes têm ficado cada vez mais leves, a nova F-150 aposta no uso intensivo de alumínio com o mesmo objetivo e não será diferente com a nova RAM da Chrysler (relembre a avaliação da RAM 2500).
Silverado já foi vendida no Brasil
O nome é velho conhecido dos brasileiros: a Silverado chegou a ser produzida na Argentina entre 1997 e 2001. Ela chegou com a missão de substituir a veterana D20, mas não chegou ao mesmo sucesso obtido pela menor S10, lançada pouco antes e representante principal da Chevrolet entre as picapes desde então.
Não foram oferecidos motores V8 como nas Silverado americanas, no entanto, a argentina tinha duas opções de motorização de seis cilindros na época do lançamento: o clássico 4.1 a gasolina do Opala (138 cv e 30,7 kgfm a 2.500 rpm) e o turbodiesel 4.2 (168 cv e 43,3 kgfm a 2.000 giros). Também havia um diesel de quatro cilindros de 90 cv e 28 kgfm. Todos propulsores vinham associados sempre ao câmbio manual de cinco marchas e tração traseira – automático e 4X4 só nas unidades trazidas por importadores independentes.
Muitos vão se lembrar também da Grand Blazer, versão SUV feita com base na picape grande e dotada dos motores seis em linha. Herdeira espiritual da Veraneio, a argentina era um utilitário à moda antiga, com 4,94 metros de comprimento e espaço de sobra para cinco adultos. Infelizmente, o modelo durou ainda menos no mercado nacional e foi oferecido apenas entre 1999 e 2001.