O Chevrolet Equinox acabou de aparecer no configurador do site do fabricante, disponível em versão única por R$ 149.900. O modelo vem apenas na configuração Premier 2.0 turbo, equipada com câmbio automático de oito marchas e tração integral. Em inglês, o nome equinócio indica os dias em que começam as estações da primavera e do outono. Será a esperança da GM florescer em um segmento que já dominou com o antigo Captiva.
Embora seja feito sobre a plataforma D2XX do Cruze, o Equinox tem soluções técnicas mais sofisticadas, entre elas, a suspensão traseira multilink, enquanto o sedã se vale de eixo de torção. O entre-eixos de 2,72 metros é dois centímetros maior que no Cruze, porém, o comprimento é semelhante.
Nenhuma diferença técnica é tão grande quanto o motor. Com turbo e injeção direta, o 2.0 rende nos Estados Unidos 262 cv de potência e 37 kgfm de torque entre 2.500 e 4.500 rpm, bem mais que os 153 cv e 24,5 kgfm do 1.4 turbo do três volumes. A tração é sempre integral, um sistema adaptativo capaz de enviar a força para o eixo traseiro de acordo com a necessidade.
Trazido do México com pacote de equipamentos fechado, o Chevrolet se destaca por vir de série com ar-condicionado duas zonas, faróis totalmente de leds capazes de impedir o ofuscamento de quem vem no sentido contrário, Som Bose com sete alto-falantes, teto solar panorâmico, central multimídia MyLink 2 de oito polegadas sensível ao toque, banco do motorista elétrico com duas memórias, câmera de ré com sensor de tráfego cruzado, assistente de baliza automática para vagas paralelas e perpendiculares, rodas aro 19 calçadas em pneus 235/50, sensor de luminosidade e de chuva, tampa do porta-malas acionada pelo pé, entre outros.
O Equinox traz alguns assistentes de direção muito úteis, entre eles, os sensores de ponto cego, frenagem automática e o sistema de manutenção de faixa. Há controles eletrônicos de estabilidade e de tração, além do concierge OnStar. Caso nada dê certo, estão lá airbags frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina. São duas opções de cores sólidas (branco e preto) e três metálicas (vermelho, prata e cinza).
Concorrentes diretos
Pelo preço anunciado, a Chevrolet enfrentará concorrentes mais sofisticados do que os utilitários médios de acesso, exemplo do Hyundai ix35. Na casa sul-coreana, a briga será com o New Tucson 1.6 turbo, comercializado entre R$ 138.900 e R$ 159.600. O recém-lançado Peugeot 3008 Griffe 1.6 turbo sai por R$ 139.990. São opções mais baratas e apenas com tração 4X2. Por sua vez, o Mitsubishi Outlander GT V6 3.0 oferece tração 4X4 e sai por R$ 175.990 com pacote completo. É mais caro, porém, tem a vantagem de oferecer sete lugares de série.
Contudo, a grande briga será com líder do segmento, Jeep Compass, que leva vantagem por ter versões bem mais em conta e também opção a diesel, justamente a mais parelha em preço com o Equinox Premier. O Compass Limited 2.0 turbodiesel parte de R$ 157.990, mas completo é cotado a R$ 180.380 com pack de opcionais que deixa a lista de equipamentos semelhante ao oferecido pelo Chevrolet. O uso de um motor diesel o deixa em vantagem em consumo, mas cobra o preço no desempenho mais contido.
Além dos concorrentes já disponíveis, o segmento conta com opções que estão para desembarcar no país, caso do Honda CR-V 1.5 turbo de nova geração, cujo preço deve ser maior do que o cobrado pelo GM. Sem falar no Renault Koleos Intense 2.5, previsto para o final de 2017. Quanto aos rivais premium, a Chevrolet enfrentará versões básicas de modelos como o Audi Q3, que parte de R$ 150.990 na versão Attraction 1.4 TFSI.