Chevrolet Onix e Prisma terão estruturas reforçadas para ficarem mais seguros

Coluna B (central) terá aço de estampagem a quente, bem mais resistente a impactos laterais, onde o hatch foi reprovado

Enquanto não chega uma nova geração dos compactos, os Chevrolet Onix e Prisma terão reforços na sua estrutura muito em breve, segundo fonte ligada ao fabricante. O modelo adotará coluna B (central) construída com aço de estampagem a quente. O uso de aço de ultra-alta resistência pode mudar o resultado do último teste do Latin NCAP, que deu zero estrela no quesito de proteção para adultos principalmente pela “proteção marginal para o abdome e pobre para o peito”, de acordo com o instituto de segurança.

A General Motors afirmou oficialmente que “dede a publicação da norma a respeito dos testes de impacto lateral, em 2013, a GM vem desenvolvendo seus produtos para que cumpram com todos os requisitos de segurança até o prazo estabelecido.” O lançamento da reforma está previsto até o início do ano que vem.

 A mesma aplicação não ocorrerá no Cobalt e no Spin. Embora utilizem a mesma plataforma GSM, os modelos maiores ofereceriam um resultado melhor, afirma a mesma fonte.

A mudança estrutural exigiu a abertura de uma nova linha de estampagem a quente da Gestamp em Gravataí, Rio Grande do Sul, onde são feitos os compactos. O processo de produção exige outras máquinas e envolve o aquecimento de chapas de aços até que elas estejam maleáveis, processo seguido pela conformação no formato desejado e pelo resfriamento súbito. O material combina leveza e resistência muitas vezes maior que a do aço carbono convencional.

Com pequena área de absorção de impacto, a lateral de um carro exige reforços estruturais para não invadir a cabine nos crash tests laterais. No veredito do teste, o Latin NCAP afirmou que o hatch foi vitimado pela “penetração alta da barreira móvel que provocou um alto deslocamento do pilar B e do banco dos passageiros. Isso questiona a capacidade do veículo de proporcionar melhor proteção lateral mesmo contando com airbags laterais”. Dê uma olhada no gif abaixo.

O mesmo material pode ser aplicado em barras de proteção dentro das portas em outros carros, além de ser combinado aos airbags laterais dianteiros e do tipo cortina. O Onix até tem reforços nas portas, contudo, conta apenas com airbags frontais.

A solução de aço estampado a quente na coluna B não é novidade entre os compactos nacionais. Entre os rivais do Onix, o recém-lançado Fiat Argo aplica o mesmo material na coluna central. Até mesmo o pequeno Volkswagen up! se vale da tecnologia.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo