Christopher Ciccone, dançarino, designer e irmão mais novo da cantora Madonna, morreu aos 63 anos. Ele faleceu na última sexta-feira (4) em Michigan, após lutar contra um câncer, segundo informou seu representante Brad Taylor à Associated Press neste domingo (6).
“Meu irmão Christopher se foi. Ele foi a pessoa mais próxima de mim por tanto tempo. É difícil explicar nosso vínculo, mas ele cresceu a partir de um entendimento de que éramos diferentes e a sociedade nos daria problemas por não seguirmos o status quo. Nós seguramos as mãos um do outro e dançamos através da loucura de nossa infância”, escreveu Madonna nas redes sociais.
Em 2012, ao lançar uma coleção de sapatos, Ciccone afirmou ao jornal The Standard que ele e Madonna estavam “em um nível perfeitamente amigável” e mantinham contato regular. “Eu não trabalho para ela, e é melhor assim”, comentou, sinalizando que o relacionamento entre os dois havia se estabilizado após anos de altos e baixos.
“Os últimos anos não foram fáceis, não nos falamos por um tempo, mas Quando meu irmão ficou doente, encontramos nosso caminho de volta um para o outro. Fiz o meu melhor para mantê-lo vivo o máximo de tempo possível. Ele sentia tanta dor no final. Mais uma vez, seguramos as mãos. Fechamos os olhos e dançamos. Juntos. Estou feliz que ele não está mais sofrendo. Nunca haverá ninguém como ele. Eu sei que ele está dançando em algum lugar”, disse a cantora em sua despedida.
Quem era Christopher Ciccone?
Ciccone esteve presente nos momentos iniciais da carreira de Madonna, participando de videoclipes como “Lucky Star” e contribuindo como diretor artístico na turnê Blond Ambition World Tour, uma das mais icônicas da artista. Além disso, ele atuou como diretor de turnê para o espetáculo The Girlie Show Tour e dirigiu videoclipes de outros artistas renomados, como Dolly Parton e Tony Bennett.
Em 2008, lançou a autobiografia “Life with My Sister Madonna”, que trouxe à tona detalhes de sua relação com a irmã e suas experiências ao lado dela durante turnês e momentos de bastidores. O livro também revelou aspectos do convívio de Madonna com outras celebridades e impactou suas amizades em Hollywood. “Era uma espada de dois gumes”, disse Ciccone em entrevista ao programa Good Morning America, destacando as dificuldades e complexidades de trabalhar tão próximo de uma estrela mundial.
Durante duas décadas, Ciccone colaborou intensamente com Madonna, coreografando, dirigindo e ajudando no desenvolvimento visual e artístico de sua carreira. Ele também foi responsável pelo design de interiores de algumas residências de Madonna em cidades como Nova York, Miami e Los Angeles.
Nos últimos anos, Ciccone se mudou para a Península Inferior de Michigan, onde viveu mais próximo de sua família. Em 2016, ele se casou com Ray Thacker, um ator britânico que esteve ao seu lado até o fim.
A morte de Christopher Ciccone ocorre pouco tempo após Madonna perder sua madrasta, Joan Clare Ciccone, vítima de câncer, e também seu irmão mais velho, Anthony Ciccone, no início de 2023.