Uma intensa chuva está atingindo deste a noite de terça-feira (26) a cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia, causando danos na infraestrutura na cidade e provocando alagamentos e inundações em vários bairros da cidade.
De acordo com informações das Assessorias de Comunicação da Prefeitura e da Defesa Civil (Codesal), a capital baiana entrou em alerta máximo, com as sirenes sendo acionadas para alertar as populações que residem em áreas de risco.
O acumulado de chuva em Salvador entre ontem (26) e hoje (27) é o triplo esperado para todo o mês de novembro. Já está sendo considerado o mês mais chuvoso desde 1961.
As sirenes foram acionadas em 14 bairros de Salvador, tendo sido contabilizado até o momento, a morte de pelo menos uma pessoa, em decorrência das fortes chuvas e dos deslizamentos de terra.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, e das Polícias Civil e Militar foram mobilizadas para atender as ocorrências. Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de deslizamentos de terra, e de desabamentos de residências, estabelecimentos comerciais e prédios.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de novembro deste ano já está sendo considerado o mais chuvoso desde 1961. Até o momento foi registrado um volume de 319 milímetros de chuva na capital e em seu entorno.
Ainda de acordo com o Inmet, a média histórica era de cerca de 108 milímetros de chuva no mês de novembro, porém esse volume já foi ultrapassado, e deve aumentar, já que a chuva continua caindo sobre Salvador.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros ainda não especificaram uma área exata de deslizamentos de terra e desmoronamentos, mas tratam-se de localidades próximas uma das outras, ou seja, na mesma região.
Segundo uma fonte da polícia civil, que preferiu não se identificar, a vítima fatal foi identificada como sendo a de um rapaz de 23 anos, conhecido como Júnior.
Testemunhas disseram que a vítima estava sozinha dentro de casa, quando o imóvel foi atingido pelo deslizamento de terra. A casa desabou e os destroços foram arrastados.
Quatro pessoas que estavam dentro de outro imóvel, foram resgatadas com vida. Todas foram levadas para hospitais da região.
Continua chovendo forte em toda a cidade e os bombeiros e as equipes de resgate estão tendo dificuldades para trabalhar nessas condições. A prioridade das equipes de resgate e socorrer as vítimas.
Com informações das Assessorias de Comunicação da PMB e da Defesa Civil