Um cilindro de gás explodiu na última terça-feira (30) em um ferro-velho na cidade de Capão Bonito, Região Sul de São Paulo, e deixou pelo menos uma pessoa ferida. As causas do incidente ainda vão ser investigadas.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), o acidente aconteceu quando o proprietário do estabelecimento tentou retirar o lacre do cilindro industrial. O objeto saiu voando pelo terreno e, por sorte, não atingiu mais ninguém.
Em uma rede social o dono do ferro-velho, identificado pelas iniciais P. V., de 57 anos, disse que acreditava que o cilindro estivesse vazio, e que uma falha na válvula de segurança do equipamento pode ter provocado o acidente.
Equipes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado.
P. V. trabalha com o filho em uma oficina que reaproveita peças e equipamentos de metal, além de sucatas. Acidentes ocorrem quase que diariamente, mas não com essa gravidade.
O filho de P.V. disse em depoimento que o pai tentou forçar a saída da válvula de segurança com uma chave de fenda, enquanto estava sentado no equipamento, quando ocorreu a explosão.
Especialistas e profissionais em segurança afirmam que a retirada de válvulas de segurança de equipamentos de alta pressão, como cilindros industriais, é altamente perigosa, e somente pode ser realizada por profissionais especializados.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/SP