Com a diminuição das temperaturas alguns cuidados são necessários para driblar hábitos durante o frio e para chegar à primavera com a pele saudável. No inverno o ser humano tende a transpirar menos, devido a baixa umidade do ar e ao clima mais frio que fazem com que a pele fique mais seca. Tanto o rosto quanto o corpo estão sujeitos ao ressecamento na estação.
“Nesta época do ano é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo a umidade da pele. Com isso podem surgir algumas doenças típicas da estação, como os eczemas, que são descamações que acontecem na pele, entre eles a dermatite atópica, que é uma doença crônica que piora no inverno”, explica Dr. Amilton Macedo, dermatologista com prática em oxidologia.
O clima frio e seco pode deixar a pele com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas Dr. Amilton Macedo recomenda fazer hidratações corporais mais profundas e investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.
Confira cinco dicas práticas, selecionadas pelo dermatologista, para cuidar da pele neste inverno:
- Beber bastante água (no mínimo 2 litros por dia).
- Evitar banhos muito quentes e demorados;
- Usar o hidratante logo após sair do chuveiro, aproveitando o vapor pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
- Para peles oleosas e acneicas evitar hidratante comum no rosto, usar oil free nas áreas de maior oleosidade. Também é importante hidratar os lábios, com produtos específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.
- Usar filtro solar diariamente.