A busca por soluções para barrar o avanço do coronavírus em todo o mundo envolve diversas formas de tecnologia. O site Tecno Notícias está noticiando alguns desses avanços, que impactam a sociedade de maneira decisiva em um momento delicado na história humana.
Por trás das realizações daqueles que trabalham na linha de frente da COVID-19, há muitas organizações e empreendedores fazendo o que podem para ajudar. Em todo o mundo, essas empresas estão usando tudo, desde software e robótica até boa cooperação antiquada para combater a doença.
Desde inteligência artificial na Coréia do Sul até entregas de alimentos frescos na África, aqui estão algumas das idéias brilhantes que estão sendo implantadas pela ingestão de pioneiros em tecnologia.
- Vendas em supermercado
Os supermercados tiveram um aumento nas vendas on-line durante a pandemia, e muitos aumentaram os serviços de pedidos e entregas digitais para lidar com isso. Mas o atendimento de pedidos on-line pode ser complicado quando a equipe é restrita e os corredores da loja estão congestionados.
A empresa de tecnologia de varejo americana Takeoff Technologies e seus “centros de micro-atendimento” cria mini-armazéns dentro dos supermercados que usam robôs para preparar os pedidos dos clientes. Isso ajuda no distanciamento social e permite que empresas locais, sem armazéns automatizados existentes, possam competir com fornecedores exclusivos do on-line – uma tendência que se espera que seja acelerada pelo COVID-19.
- Dinheiro seguro e rápido
Durante a pandemia, as pessoas ao redor do mundo têm se auto-isolado. Ao ficar em casa, eles dependeram dos outros para ter comida e outros itens essenciais. Mas como pagá-los? A empresa britânica de fintech Starling Bank tem uma solução: um cartão de débito que permite que uma pessoa confiável compre coisas em nome do proprietário. O “Cartão conectado” – vinculado à conta do proprietário – também elimina a necessidade de qualquer troca física de dinheiro ou cheques, fornecendo uma camada extra de proteção para uma pessoa vulnerável.
- Diagnóstico com IA
A empresa sul-coreana de softwares médicos Lunit desenvolve programas de inteligência artificial que podem diagnosticar doenças pulmonares por meio de imagens de raios-X. A empresa já disponibilizou seu software on-line gratuitamente. Hospitais no Brasil, assim como a Coréia do Sul, podem enviar até 20 casos por dia para diagnóstico de IA. A empresa diz que inovações como a IA têm sido um importante contribuinte para achatar a curva dos casos COVID-19 na Coréia do Sul.
- Comida fresca na sua casa
Empreendedores africanos criaram a Jumia, para levar produtos frescos para casas fechadas. Jumia tem um grande negócio de entrega on-line em toda a África; A Twiga Foods conecta uma rede de 17.000 agricultores no Quênia com mercados através de suas próprias casas de embalagem.
- Fornecedores e distribuidores interligados
Um dos maiores problemas da pandemia tem sido como garantir que o equipamento de proteção chegue para quem está trabalhando na linha de frente contra a doença.
Por isso, a empresa de comércio eletrônico Mirakl fez uma parceria com o governo francês para criar uma plataforma de balcão único, na qual fabricantes, distribuidores e subcontratados podem se comunicar por meio de pedidos de desinfetante para as mãos para uso médico.