Circuito de Corridas CAIXA retorna em grande estilo com a etapa de Brasília

Com presença de Ronaldo da Costa e mais de 2 mil participantes, série de provas de rua mais tradicional do país conhece os primeiros campeões da temporada 2024

São Paulo (SP) – Ele está de volta. Na manhã ensolarada deste domingo (14), Brasília se tornou a sede da abertura do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2024, o mais tradicional do País. A festa do esporte da Capital Federal teve recordista mundial da maratona completando 5km, campeões da elite mostrando a força dos atletas profissionais e mais de 2 mil amadores felizes com a oportunidade de participar do retorno da série de provas que promove esporte e saúde em etapas por todo o Brasil.

Pódio Masculino (Sérgio Henrique /Triz Sports /Divulgação)

“Estou feliz e muito satisfeito com a volta do Circuito CAIXA. Participar dessa festa, sentir a energia da galera, é gratificante. Ainda mais por ser em Brasília, cidade que me acolheu em 2012, por meio do Instituto Joaquim Cruz, e onde sigo trabalhando com o esporte, agora como professor”, disse Ronaldo da Costa, recordista mundial da maratona, campeão da São Silvestre e padrinho da primeira etapa do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series.

Conhecido tanto pelos feitos no esporte como pela simpatia e alto astral, Ronaldo da Costa participou da etapa de Brasília desde a entrega dos kits até a linha de chegada. Inclusive, correu os 5km, com direito a uma chegada marcante, fazendo o movimento de “estrela”. “É mesmo uma alegria a mais neste ano, no qual devo ir para a Alemanha, participar das comemorações dos 50 anos da Maratona de Berlin. Também quero estar na São Silvestre, pois, neste ano, chegamos a 30 anos de minha vitória nas ruas de São Paulo”, comenta o ex-atleta, que bateu o recorde mundial da maratona justamente na capital alemã em 1998, com o tempo de 2h06min05.

Ronaldinho, como é conhecido, disse ainda, ao final da prova, que ao correr e fazer o que gosta, se sente cada dia mais jovem. Antonio Araújo da Silva, de 77 anos, concorda. Um dos atletas mais velhos a largar e completar a prova de abertura do Circuito Caixa, ele não tirava o sorriso do rosto. “Corro desde os 15 anos. Sempre fui corredor de rua e estou muito feliz com a possibilidade de participar do retorno desse circuito tão tradicional”, comentou ele que, mesmo aposentado, segue atuando no setor de energia elétrica, no qual trabalha há 56 anos.

Pódio Feminino (Sérgio Henrique /Triz Sports /Divulgação)

Elite festeja o retorno do Circuito – Entre os atletas profissionais, a vitória na abertura do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2024 ficou com Pablo Fagundes da Costa e Aline Prudêncio de Freitas. Os campeões das categorias masculina e feminina completaram os 10km em 31min33 e 36min37, respectivamente.

“Quero agradecer a Deus pela oportunidade de participar do retorno do Circuito CAIXA, um evento muito bom e a organização está de parabéns. Acompanhei os adversários até o quilômetro seis, quando comecei a imprimir meu ritmo de competição. Abri cerca de 50 metros de vantagem sustentei até o final”, afirmou Pablo que relembrou ter atingido a vice-liderança no ranking nacional de corrida de rua, em 2016, com as participações no Circuito CAIXA. “Esse é um evento muito importante, tanto para os amadores, como para os profissionais”, completou, acrescentando que deve correr em Campo Grande, Goiânia e Palmas.

Aline também tem uma relação especial com o Circuito Caixa. “Fiz minha estreia como atleta de elite em 2017, na etapa de Fortaleza do Circuito Caixa. E fiz questão de participar da volta do circuito. Gostei bastante do percurso aqui em Brasília, muito bem balizado. Fiz uma boa prova, consegui abrir a partir dos quilômetros 5 e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Agora, pretendo correr todas as etapas que forem realizadas no Nordeste em 2024”, comentou a campeã, natural da capital cearense e que há um mês cravou 35min como o melhor tempo da carreira para os 10km.

Pablo cruza a linha de chegada (Sérgio Henrique /Triz Sports /Divulgação)

Vice-presidente de Pessoas da CAIXA, Francisco Egídio Pelúcio Martins não cruzou a linha de chegada em primeiro lugar nos 5km, mas a sensação era de vitória. “A volta do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series é de extrema importância, porque movimenta milhares de pessoas para uma vida mais saudável. A CAIXA quer fazer parte da vida da população em todos os aspectos. E não somente no financiamento da casa própria, infraestrutura de crédito, enfim, da vida financeira e programas sociais, mas também na promoção da saúde física e mental. E a corrida tem o poder de proporcionar esses benefícios”, disse ele, que completou. ”Pessoalmente, tive uma ótima experiência correndo em Brasília. Encontrei gente muito bacana, vi a felicidade expressa nos seus rostos, e ainda melhorei meu tempo nos 5km”.

Percurso ao lado do Estádio Mané Garrincha (Sérgio Henrique /Triz Sports /Divulgação)

CIRCUITO DE CORRIDAS CAIXA/BRAZIL RUN SERIES – ETAPA BRASÍLIA

Público total: 2.020 corredores.

Resultados Elite – 10km – Masculino

1- Pablo Fagundes da Costa – 31min33

2 – Gustavo Barros de Souza -31min49

3 – André Ramos de Souza – 33min08

Feminino

1 – Aline Prudêncio de Freitas –  36min37

2 – Regiane Braga de Souza – 36min57

3 – Carmem Silva Reges Pereira – 37min23

5km – Masculino

1 – Leonardo Alencar Nunes – 16min57

2 – Breno Henrique Nunes da Silva – 18min09

3 – Bruno de Castro e silva – 18min19

Feminino

1 – Rainara da Silva Brito – 19min25

2 – Glaucia Dias Maciel – 21min13

3 – Maria Eduardo Ferreira de Santos – 22min42

Tradição esportiva – Criado em 2004, o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series já recebeu mais de 316 mil pessoas em 143 provas pelo Brasil até 2018, quando teve sua interrupção forçada em função da pandemia após 15 anos de uma história de sucesso. Agora, em 2024, serão 10 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País.

ETAPAS DO CIRCUITO CAIXA 2024

14/07 – Brasília – Esplanada dos Ministérios – realizada

21/07 – Belo Horizonte – Praça da Assembléia

01/09 – Aracaju – Passarela do Caranguejo/Farol Coroa do Meio

08/09 – Salvador – Praça do Piatã

15/09 – Maceió – Estacionamento do Jaraguá

13/10 – Campo Grande – Parque das Nações Indígenas

02/11 – Goiânia – Paço Municipal

10/11 – São Paulo – CERET

24/11 – Palmas – Praia da Graciosa

08/12 – Vitória – Praça do papa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo