Circuito Mormaii Surfuturo Groms 2017

Groms encaram ondas grandes na abertura do circuito em Itajaí (SC).

Anuar Chiah venceu a categoria Petiz da primeira etapa do Circuito Mormaii Surfuturo Groms 2017. Foto: Basilio Ruy/P.P07

Ondas pesadas marcaram a etapa de abertura do Mormaii Surfuturo Groms 2017. A competição aconteceu na praia do Atalaia, em Itajaí SC), celebrando os 10 anos do circuito que já é tradição no sul do país.

Séries de até 2 metros desafiaram a nova geração do surf brasileiro e atletas de outros países, como Argentina e Costa Rica, durante a primeira etapa do Mormaii Surfuturo Groms. O circuito está completando 10 anos em 2017, e já revelou talentos que são destaques nas principais competições do planeta.

No total, 68 competidores disputaram as seis categorias do evento exclusivo para atletas até 16 anos de idade. “A ideia começou sem pretensão alguma, e ganhou proporções que nem imaginávamos. Nesses anos de circuito, grandes talentos passaram pelo Surfuturo. Isso é motivo de muito orgulho pra nossa associação”, declarou Erivelton Cristóvão, o popular “Neguictha”, diretor técnico da ASPI (Associação de Surf das Praias de Itajaí) e um dos idealizadores do projeto Surfuturo Groms.

O costa-ricense Etan Hollander veio da América Central e chegou às semifinais da Infantil e Petiz no Mormaii Surfuturo Groms. Foto: Basilio Ruy/Prime.Press07

Filtrando talentos

Para alguns atletas é o encerramento de um ciclo ao atingir idade limite da competição (16 anos), e seguir adiante na carreira. Para outros é o início do sonho em um dia disputar os principais campeonatos de surf no mundo, e ter uma carreira de sucesso.

As finais definiram os primeiros líderes do circuito em 2017. Destaque para o surf feminino, que voltou com força em Santa Catarina e cada vez mais atrai novas atletas nos eventos pelo Estado. As meninas disputaram duas categorias neste sábado, com a primeira campeã definida na Feminino Iniciantes. A vitória foi da paranaense Luara Mandelli, que mostra franca evolução a cada evento disputado, sempre com o apoio de sua família.

Na Feminino Open, o título ficou com a argentina Coco Cianciarulo, que representará seu país no ISA World Junior 2017, mundial da categoria que acontece entre os dias 23 de setembro e 1º de outubro de 2017 no Japão.

Na Petiz, Anuar Chiah foi outro paranaense que se deu bem, e venceu no Atalaia. Ele foi o campeão desta categoria em 2016, e começou bem o circuito a defesa do título. Quem também atravessa uma grande fase é o catarinense Luiz Mendes, campeão da categoria Iniciantes. Na semana passada o surfista de Barra do Sul (SC) venceu um campeonato em Ubatuba(SP), e manteve sua rotina de vitórias neste em Itajaí neste sábado.

Pódio da categoria Feminino Iniciantes da 1a etapa do Circuito Mormaii Surfuturo Groms em Itajaí (SC). Foto: Basilio Ruy/Prime.Press07

A decisão da Infantil teve a vitória de Takeshi Oyama, de Balneário Camboriú(SC). Apesar de pouca idade, o nipo-brasileiro mostrou disposição e preparo físico para encarar as difíceis condições do mar. A decisão Mirim fechou os confrontos desta primeira etapa, reunindo os quatro melhores da competição. O campeão do circuito levará uma passagem para o Peru, um oferecimento da Swell Sul Turismo.

Wallace Vasco escolheu bem suas ondas, e comandou a final, conquistando o título da etapa. “Disputo esse campeonato há muitos anos, e para mim o Surfuturo Groms é um dos melhores e mais organizados circuitos amadores. Parabéns a ASPI e todos patrocinadores”, declarou o campeão.

Após a cerimônia de premiação, o tradicional bolo de chocolate que sempre é servido no Bar do Kao fez a alegria da garotada. A próxima etapa do Circuito Mormaii Surfuturo Groms está prevista para o mês de outubro, sem data e local definidos.

O Mormaii Surfuturo Groms 2017 teve o patrocínio da Mormaii e co-patrocínio da Swell Sul Turismo. Apoio: Backdoor, RIV, Beneduzi & Lopes, Silverbay, Santa Costa, Tide Rise, Board Co., Mormaii Camboriú, Big Wave, Padang Padang Surf Shop, Banana Wax, Wizard Itajaí, Lei do incentivo da Cultura e do Esporte, e Fundação Municipal de Esportes de Itajaí. Realização: ASPI (Associação de Surf das Praias de Itajaí).

Supervisão técnica: Fecasurf.

Wallace Vasco dominou a categoria Mirim com grandes performances durante a competição. Foto: Basilio Ruy/Prime.Press07

Resultados
Mirim

1º-Wallace Vasco (SC)

2º- Luiz Mendes (SC)

3º- Guilherme Marques (SC)

4º- Kainan Meira (PR)

Infantil

1º-Takeshi Oyama (SC)

2º- Anuar Chiah (PR)

3º- Antonio Vitorino (SC)

4º- Ryan Campos (SC)

Iniciantes

1º-Luiz Mendes (SC)

2º- Artur Romão (SC)

3º- Kainan Meira (PR)

4º- Otávio Henrique (SC)

Feminino 

1ª-Coco Cianciarulo (ARG)

2ª- Julie Arissa (SC)

3ª – Yasmin Dias (RS)

4ª- Amanda Mazzer (PR)

Feminino Iniciantes

1ª-Luara Mandelli (PR)

2ª- Gabriely Vasque (SC)

3ª – Kiany Hyakutake (SC)

4ª- Julie Arissa (SC)

Petiz

1º-Anuar Chiah (PR)

2º- Davi Glazer (SC)

3º- Antonio Vitorino (SC)

4ª- Amanda Mazzer (PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo