Citroën Basalt: SUV completo, do tamanho de um Fiat Fastback, com preço de carro popular

Citroën Basalt é um SUV coupé para quem quer estilo sem gastar muito.

Citroën Basalt

Citroën Basalt (Foto: Stellantis)

O mercado automotivo brasileiro acaba de ganhar um novo competidor promissor: o Citroën Basalt. Este SUV cupê chega com uma proposta atraente, mesclando design moderno e funcionalidade, a um preço competitivo. Posicionado entre o hatch C3 e o SUV C3 Aircross, o Basalt faz parte da estratégia C-Cubed da Citroën, que visa ampliar a oferta de veículos com tecnologia e custo-benefício.

Design e Versões para Todos os Perfis

Citroën Basalt

Citroën Basalt (Foto: Stellantis)

Com preços a partir de R$ 89.990, o Citroën Basalt está disponível em três versões principais: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200. Também há uma edição limitada, a First Edition, que inclui detalhes exclusivos de design. Cada configuração foi pensada para atender diferentes perfis de consumidores, desde aqueles que priorizam a economia até os que desejam mais desempenho e sofisticação. O estilo cupê, com linhas inclinadas e aerodinâmicas, confere ao Basalt um visual robusto sem abrir mão de elegância.

A proposta é aliar estilo à praticidade. A plataforma CMP, utilizada na fabricação, permite uma estrutura mais leve e resistente, contribuindo para uma carroceria moderna e eficiente. Mesmo com o design cupê, o espaço interno é amplo, e o porta-malas tem 490 litros, ideal para famílias ou quem precisa de capacidade para viagens mais longas.

Uma boa oferta para um carro que custa R$ 118.990 em sua versão top de linha, First Edition.

Conforto e Tecnologia Interna

Citroën Basalt

Citroën Basalt (Foto: Stellantis)

O interior do Basalt não decepciona. A cabine é espaçosa, com entre-eixos de 2,64 metros, proporcionando conforto para todos os ocupantes. Um dos destaques é a central multimídia Citroën Connect de 10,3 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, a versão Shine traz ar-condicionado digital e acabamento premium, elevando o nível de conforto. Para quem gosta de tecnologia, há câmeras de ré, três entradas USB e painel de instrumentos personalizável.

Citroën Basalt

Citroën Basalt (Foto: Stellantis)

Os bancos são ajustáveis, e a função “one touch” dos vidros elétricos facilita o dia a dia. Essas características mostram que o Basalt é pensado não apenas para oferecer estilo, mas também uma experiência prática e confortável.

Comparativo: Citroën Basalt e C3 Aircross

Embora o Basalt e o C3 Aircross compartilhem a mesma plataforma CMP, cada um possui uma identidade distinta. O Aircross se destaca pelo perfil mais família e, também, adaptado para um perfil mais aventureiro, com maior altura do solo (23cm), ângulo de entrada próprio para encarar terrenos mais íngremes (23 graus) e espaço interno ampliado, sendo ideal para quem busca um veículo mais robusto e versátil. Em contrapartida, o Basalt aposta em um estilo mais urbano e moderno, com linhas esportivas e um preço inicial mais acessível.

Ambos os modelos oferecem a opção do motor Turbo 200, com até 130 cv e câmbio CVT automático, alcançando 0 a 100 km/h em 9,7 segundos. No entanto, o Basalt é mais voltado para a condução urbana, enquanto o Aircross se adapta melhor a trajetos mais longos e variados, como viagens e trilhas leves.

Desempenho e Economia

O Citroën Basalt traz duas opções de motorização. A versão de entrada é equipada com o motor 1.0 Firefly aspirado de 75cv, associado a um câmbio manual de cinco marchas. Essa configuração não empolga em nada no desempenho, mas prioriza a economia, com consumo de até 14,6 km/l na estrada, proporcionando uma excelente autonomia.

As versões mais avançadas, equipadas com o motor Turbo 200, combinam potência e eficiência. Com transmissão automática CVT, o Basalt oferece três modos de condução, ajustando-se ao estilo do motorista. O consumo também se mantém competitivo: 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Essa performance faz dele uma escolha equilibrada tanto para o trânsito urbano quanto para viagens.

Um SUV Acessível e Completo

O grande diferencial do Citroën Basalt está na proposta de democratizar o conceito de SUV cupê, que geralmente é encontrado em categorias mais caras. A produção local, com 80% de componentes fabricados no Brasil, garante um custo mais baixo e uma maior integração com o mercado nacional. Além disso, a Citroën oferece revisões com preço fixo e condições facilitadas de financiamento, reforçando seu compromisso em tornar o Basalt uma opção acessível para um público mais amplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo