Para completar os atendimentos clínicos já realizados como Serviço Social, Psicologia, Saúde Auditiva, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e apoio de Educação Física, a Clínica-Escola UCDB conta também com a área de enfermagem na atenção básica de saúde, desde o acompanhamento da gestante, passando pelos recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos. O atendimento é gratuito e aberto para a comunidade campo-grandense.
A coordenadora da Clínica de Enfermagem, Eliny Salazar, ressalta que a pessoa que buscar o atendimento vai passar pela triagem e, identificado o problema, será feito o atendimento ou encaminhamento. “Vamos realizar a saúde da mulher com coleta de preventivo, exame das mamas, planejamento familiar, saúde da mulher na obstetrícia, curso pra gestante, hipertensos, diabéticos, crianças desde os recém-nascidos aos adolescentes, adultos e idosos”, explica.
A professora conta ainda que a Clínica-Escola UCDB está dando o pontapé inicial para atender a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria para aplicar instrumento para triar o autismo em clínicas de puericultura, que consiste em um questionário com 23 perguntas aos pais, que podem indicar traços do transtorno do espectro autista.
A aposentada Olívia de Lima, 80 anos, que mora no Portal Lagoa, em Campo Grande, faz acompanhamento de fisioterapia e nutrição, pois sente dores nos joelhos. Na consulta do dia, aproveitou para passar pela triagem de Enfermagem, no qual pode verificar a pressão arterial, batimentos cardíacos, entre outros. “Venho aqui na Clínica-Escola UCDB porque sou muito bem atendida”, elogiou.
A Clínica-Escola recebe pessoas também de cidades do interior do Estado, como a aposentada corumbaense Tereza Cespedes, 60 anos, que realiza tratamento de fonoaudiologia na Clínica-Escola UCDB há dois anos. “Gostei muito do atendimento. Estão verificando se eu preciso colocar aparelho para ouvir melhor”.
“A clínica é o coração de qualquer atendimento, porque a gente pode averiguar tudo. Verificar os sinais do paciente, se ele está no padrão, que é de referência de acordo com as literaturas e também se tem alguma patologia de base, o que a gente pode tratar ou a gente tem autonomia para encaminhar para outra especialidade”, explica o acadêmico do 10º semestre de Enfermagem, Guilherme da Silva Andrade.
“Aqui na Clínica-Escola, você consegue ter uma visão mais ampla do que a Enfermagem pode fazer, não só dentro de um hospital, não só auxiliando o médico. Você consegue ter autonomia para abrir o próprio consultório quando estiver formado”, comenta o acadêmicos do 10º semestre de Enfermagem da UCDB, Lucas Melo.
Todo o atendimento é feito por acadêmicos do 10º semestre de Enfermagem, sempre supervisionados por professores, das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira. Após a triagem, o paciente será encaminhado para o consultório e, havendo necessidade de intervenção médica, o paciente será conduzido para a Unidade Básica de Saúde Familiar (UBSF UCDB).
A Clínica-Escola UCDB, com atendimento nas diversas áreas, contará em breve com a Clínica de Farmácia e, no próximo ano, com a Clínica de Biomedicina. (Confira mais sobre a Clínica-Escola UCDB, em vídeo, acessando este link)
Serviço:
As consultas podem ser agendadas por telefone ou pessoalmente. A Clínica-Escola UCDB está localizada na Avenida Tamandaré, 6.000, no Jardim Seminário. Mais informações (67) 3312- 3697 ou 3705.